Já pensou poder entrar em uma cabine de aeronave e voar? É quase isso que propõe Valmir Santos de Freitas, idealizador e criador do primeiro simulador de voo 100% capixaba. A iniciativa surgiu de um sonho de criança, que era de ser piloto. Esse sonho foi alimentado por muito trabalho, pesquisas e ajuda de amigos e da esposa, até se tornar uma realidade.
Hoje, o simulador é acessível a diversos capixabas, não exige formação para que a pessoa possa sentar na cabine e ter a experiência simulada de um voo.
“Este é o único no Brasil em que pessoas comuns têm a oportunidade de ser piloto por um dia. Mesmo sem conhecimento técnico, possibilito qualquer pessoa a sentar na cadeira do comandante, decolar e pousar o jato 737.” A única exigência feita pelo “comandante Valmir” é a sua presença na cabine.
O simulador está em exposição em Cachoeiro de Itapemirim, na loja Rifletti, e para quem quiser conhecer de perto e até mesmo “voar” no equipamento basta ir ao estacionamento da loja. O valor para o voo é de R$ 50 e a experiencia divertida dura cerca de 10 minutos.
“A pessoa pode pilotar, decolar e pousar, além de poder levar um acompanhante que fará as fotos e vídeos que poderão ser postados e enviados a amigos”. Valmir faz uma alerta aos tripulantes “o pouso não é muito fácil, mas é possível. E esta é uma resposta que a pessoa terá somente depois de testar suas habilidades.”
Podem voar com o simulador pessoas com idade a partir dos 8 anos. O simulador fica na Loja Rifletti durante o mês de novembro e os voos podem ser realizados a partir do meio-dia até as 21h. Depois, o simulador segue para o município de Domingos Martins.
Serviço
Simulador de voo
Data: a partir de 1º de novembro
Horário: 12h às 21h
Endereço: Loja Rifletti, na Avenida Jones dos Santos Neves, em Santo Antônio, Cachoeiro de Itapemirim