sáb 29/março/2025 19:10
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O poderoso Mokele-mbembe. Foto divulgação

Rumo ao Inexplicável: Mokele-mbembe a misteriosa criatura do Congo

marcio-nascimento-15-10-2024
Marcio do Nascimento Santana

 

Aquele que interrompe o fluxo de grandes rios. Foto divulgação.

Mokele-mbembe

Seria um dinossauro, um dos últimos remanescentes vivos desses poderosos répteis. E esse criptideo teria sido avistado por mais de um século, nos afluentes do Rio Congo e o seu nome traduzido da língua Lingala, significa, aquele que interrompe o fluxo dos riosPelo seu tamanho e morfologia, acredita-se que ele seja um Brontossauro, e por ter hábitos herbívoros seria muito comum encontra lo nesse ambiente aquático, daí o seu nome. Porém sua existência ainda não foi comprovada, devido à ausência de prova material, restando apenas  avistamentos de algumas testemunhas e meros registros escritos  para justificar essa lenda.

 

Como tudo começou

Tudo começa no início do século XX, quando surge uma lenda entre caçadores e nativos que na sombria e fechada  floresta do Congo vive uma  criatura gigantesca que os nativos batizaram de Mokele-mbembe, e segundo a descrição de várias testemunhas, ela seria considerada um fóssil vivo e que já deveria estar extinta há milhares de anos, mas por fatores e condições desconhecidas, esse misterioso animal sobreviveu naquela parte da África.

 

Júlio Verne e Conan Doyle

Em sua  obra Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne já sugeria a existência de dinossauros no centro da Terra, seguido pelo escritor Arthur Conan Doyle em sua obra O Mundo Perdido, que descrevia a  Amazônia brasileira, como sendo lar dos últimos dinossauros sobre a Terra.

Embora esses romances sejam ficção, haviam e ainda há, exploradores e aventureiros que acreditam que os dinossauros ainda possam existir. E sim são fortemente influenciados por essas preciosíssima obras, literárias  que realmente conseguem transcender o imaginário.

 

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

A bacia do Congo e a busca

É a maior bacia hidrográfica da África e a segunda maior do mundo, com mais de 4 milhões km2 de extensão, e possui centenas de  afluentes  do Rio Congo, e essa gigantesca bacia se estende a vários Países, entre eles: Camarões, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Angola, Burundi, Tanzânia e Zâmbia. Ou seja um território vastíssimo, propicio para servir de abrigo a esse gigante da Pré História.

Nativos enfrentando o Mokele-mbembe. Foto divulgação.

No ano de 1776 , a lenda deixou de ser mera ficção e passaram realmente acreditar em sua existência, e foi declarado como uma espécie real, inclusive pela ciência, e assim organizaram uma expedição para explorar a Bacia do Rio Congo para encontrar e capturar o enigmático animal, mas nada foi encontrado, e em 1980, varias civilizações ribeirinhas afirmaram que viram o monstro vivo, tais avistamentos foram relatados ate o ano de  2012.

 

National Geographic e BBC

Em 1981, houve uma das mais sérias e críveis expedições em busca dessa lenda, foi liderada pelo engenheiro, explorador e criptozoologo Herman Regusters, que visitou rios e lagos, conversou e registrou informações com vários nativos ao longo do rio, fez uma levantamento da fauna e flora, buscou por pegadas e filmagens ,inclusive fez uso de aviões… tudo para encontrar vestígios sobre o Mokele-mbembe,  mas após semanas de busca, nada foi encontrado. Regusters relatou sua expedição num artigo, comentando que tudo indicava ser apenas rumores.

Em 2002 canais como a National Geographic ou BBC, exploraram esse folclore ao máximo e  também se envolveram na busca pelo monstro, pois ninguém poderia  ignorar sua existência. Documentários foram feitos, mas mesmo com toda tecnologia, inclusive com satélites nada foi comprovado e hoje mesmo com vários relatos de habitantes que tiveram suas canoas atacadas por Mokele, tudo não passa de mera especulação.

Os paleontólogos e biólogos, quando se manifestam sobre essa extraordinária criatura, não chancelam as crenças sobrenaturais do nativos e desmitificam as narrativas fantásticas daqueles que só querem se promover com a imagem de um monstro fantasma.

Para saber mais:

O ÚLTIMO DINOSSAURO AINDA VIVO - MOKELE MBEMBE

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, autorizou, nesta sexta-feira (28), a abertura de mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES),

Estado autoriza mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

autismo-29-03-25

Cachoeiro realiza programação especial para conscientização sobre o autismo

Conheça a camélia, a flor que simboliza elegância e perfeição

Conheça a camélia, a flor que simboliza elegância e perfeição

Corrida de Santa Rita em Cachoeiro abre mais 300 inscrições

Corrida de Santa Rita abre mais 300 inscrições nesta segunda-feira

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, fez dois anúncios sobre a recomposição de efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo

PM terá mais uma turma de soldados e mais vagas para oficiais em 2025

Atleta de Jiu Jitsu de Jerônimo Monteiro, Gustavo Louvem

Lutador de Jerônimo Monteiro disputa competição internacional em Salvador

Toninho Bitencourt defendeu a anistia da dívida da gestão anterior

Prefeito de Marataízes pede ao TCES anistia de dívida herdada da gestão anterior

direitos humanos - OAB-28-03-25

Caravana de Direitos Humanos da OAB-ES chega a Cachoeiro para inspecionar presídio

Leia mais