Montanhas são liberdade. Trate-as com respeito. Conrad Anker
As Montanhas Brown
As Montanhas Brown, ou Montanhas Marrom, são uma pequena cordilheira que se estende pelos vales da Floresta Nacional de Pisgah, na fronteira dos municípios de Burke e Caldwell na Carolina do Norte, Estados Unidos. Um local lindo, com natureza intocada e exuberante, propício para prática de camping, trekking e montanhismo.
Porem esse paraíso guarda um enigma. Um mistério que paira sobre essas montanhas são as luzes fantasmagóricas que aparecem à noite em seus cumes, luzes coloridas e disformes, de vários tamanhos e extensões, assim como orbes brilhantes e de diversas cores. E esse fenômeno já ocorre há mais de um século, sem que ninguém até hoje tenha realmente conseguido explicar esse estranho acontecimento.
O vale onde elas se localizam possuem dois mirantes ao longo das rodovias que as contornam, são elas a Blue Ridge e Auto estrada 181,e uma vez nesses mirantes caro leitor o cenário e simplesmente de tirar o fôlego. Os mirantes foram construídos para turistas e pesquisadores observarem esse misterioso fenômeno em particular.
As luzes dessas montanhas são tão famosas que apareceram em um episodio da serie Arquivo X.
O Mistério das Luzes Fantasmagóricas
As lendas e teorias
De acordo com a lenda local, os índios Cherokee e Catawba travaram uma batalha feroz na cadeia montanhosa, por volta do ano 1200. Diz-se que os guerreiros marcharam para a batalha, levando tochas em chamas. Terminada a batalha, as mulheres em luto aventuraram-se à noite na cadeia montanhosa levando também tochas em busca de seus amados mortos. Após este acontecimento, as luzes começaram a aparecer na montanha. A população sempre acreditou que as luzes na Brown Mountain fossem causados pelos espíritos errantes dos índios, com suas tochas ainda a arder.
Outra lenda, um pouco mais recente, é datada de 1850 e diz que as luzes são sinais do espírito de Belinda, uma mulher assassinada por seu marido e enterrada na montanha. Ela então emitiria as luzes para que seu corpo fosse encontrado.
No início dos anos 1900, o US Geological Survey disse que as luzes eram os faróis dos trens. Essa teoria parecia lógica, mas houve inundações em 1916 que destruíram completamente os trilhos da ferrovia e as luzes ainda podiam ser vistas.
A explicação da Ciência
A ciência, no entanto, tem outras hipóteses. Uma delas afirma que as luzes são geradas pela combustão de gases emitidos pelo solo. Mesmo assim, o solo da Montanha Brown já foi estudado e nenhum sinal de um químico que poderia causar o efeito foi encontrado. Outra possibilidade são os raios-bola, luzes do tamanho de uma laranja que aparecem durante tempestades e podem durar alguns minutos. Mas os avistamentos na Carolina do Norte acontecem, principalmente, durante noites limpas.
Certezas e planos futuros
As luzes são mais intensas no topo do pico Table Rock, uma das mais importantes montanhas daqueles arredores. Com isso, a cidade de Morgaton, que também fica próximo a essas montanhas, tem explorado incessantemente o turismo. Isso porque a Montanha Brown fica dentro de uma reserva nacional de preservação, com muitos pontos turísticos, cachoeiras, bosques etc. Agora, as luzes atraem cada vez mais visitantes , entre eles ufólogos e parapsicólogos que tentam explicar o fenômeno.
Uma coisa é certa caro leitor as luzes existem. E se você quiser conferir o fenômeno, basta torcer por uma noite limpa e sem lua e esperar o melhor horário para observá-las que seria entre as 22h e as 2h da manhã e segundo os habitantes locais dizem que elas são mais frequentes entre setembro e novembro.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais: