qui 20/junho/2024 22:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sobre homens e montanhas: Medalha Sir Edmund Hillary Mountain Legacy

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana

ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, historiador, montanhista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Marcos 11, versículo 23:

“Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a esta montanha: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.

Sir Edmund Hillary, o aventureiro

Foi membro da Expedição Britânica do Everest, se tornando o primeiro homem a conquistar a maior montanha da Terra, juntamente com o sherpa (do nepalês Tigre das Neves) Tenzing Norgay, em 1953. Por causa de seu feito inédito, foi nomeado no mesmo ano Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, com o titulo de “Sir”.

As lendas do montanhismo: Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay

Edmund Hillary ganhou fama internacional ao alcançar o Topo do Mundo e assim começou uma série de aventuras que chamou a atenção do mundo; e entre elas estão a ascensão de dez outros picos do Himalaia entre 1956 e 1965, uma expedição para encontrar o yeti (pé grande); e uma expedição ao Polo Sul como membro da Expedição Trans-Antártica da Comunidade em 1958, uma expedição de jet boat até o Ganges em 1977, e um voo para o Polo Norte junto com Neil Armstrong ( o astronauta )em 1985. E com esses ultimos feitos,essa figura lendaria,se tornou o unico homem na Terra a visitar os pontos mais extremos do planeta,ou os tres polos.

Ecologista, militante, empreendedor e voluntário

A partir da década de 1960, Sir Edmund empreendeu numerosos projetos de desenvolvimento em pequena escala em nome das comunidades sherpa no Nepal. Trabalhando com amigos, familiares e voluntários, Hillary construiu cerca de 30 escolas, duas pistas de pouso, dois hospitais e 11 clínicas da vila. Ele ajudou na restauração de mosteiros, instituiu programas de bolsas de estudo e treinamento de professores e estabeleceu projetos de reflorestamento em Khumbu, Mustang e na região de Annapurna.

Ele fundou o Himalaia Trust (uma ONG) para facilitar a captação de recursos, e mais tarde se juntou a essa organização não-governamental (ONG), a Sir Edmund Hillary Foundation (Canadá), a American Himalayan Foundation (EUA), a Hillary-Stiftung Deutschland (Alemanha) e outras organizações sem fins lucrativos.

Medalha Legado da Montanha Sir Edmund Hillary

A Medalha Hillary é um projeto da Mountain Legacy, uma ONG nepalesa (www.mountainlegacy.org); o presidente é o biólogo Kumar P. Mainali. A Medalha Hillary foi pessoalmente autorizada por Sir Edmund em 2002, e ratificada pelo Consenso de Namche, a declaração resultante da Conferência de Namche de 2003.

É concedida a cada dois anos a um indivíduo (raramente, dois indivíduos trabalhando em equipe) “por serviços notáveis na conservação da cultura e da natureza em regiões montanhosas”. A medalha reconhece o serviço e a memória de Sir Edmund Hillary (20 de julho de 1919 – 11 de janeiro de 2008) e homenageia as pessoas que praticam o montanhismo e que se destacam pelos preciosos serviços prestados ao meio ambiente e à preservação da cultura de seus povos.

As apresentações da Medalha Hillary ocorreram em vários locais, incluindo dois em Tengboche, Nepal, (2003 e 2008); dois em Melbourne, Austrália (2006 e 2010); um em Khumjung, Nepal (2011); dois em Katmandu, Nepal (2013 e 2017); e um em Ottawa, Ontário, Canadá (2015).

A Medalha legado da montanha Sir Edmund Hillary tambem vem com uma premiaçao em dinheiro, o equivalente a mais de 5 mil reais.

O Everest

O monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarmāthā, no Tibete como Chomolungma,  Zhūmùlǎnchin Fsēng em chines e terceiro polo por geografos. É a montanha mais alta da Terra. Seu pico está a 8 848 metros acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur  Himal dos Himalaias.

A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autônoma do Tibete da China passa no cume. O nome Everest foi em homenagem ao cartógrafo que iniciou o processo de mapeamento e identificação da cordilheira do Himalaia, George Everest.

Obs: na planilha de mapeamento, o Everest era conhecido como montanha número 15.

Everest, a montanha número 15
Contemplados com as medalhas

2003: Michael Schmitz e Helen Cawley, para renovação do Mosteiro Tengboche, Khumbu, Nepal;

2006: Alton Byers, da Virgínia Ocidental, EUA, para pesquisa e desenvolvimento de áreas protegidas em regiões montanhosas;

2008: Anthony “Papa Tony” Freake, para phortse community project, Khumbu, Nepal; 

2010: Scott MacLennan, para projetos em conservação de ecossistemas montanhosos, desenvolvimento econômico sustentável e apoio a culturas montanhosas únicas, especialmente no Nepal; 

2011: Ang Rita Sherpa, para gestão de remotas áreas protegidas montanhosas no Nepal, Ásia Central e América do Sul;

2013: Harshwanti Bisht, por seu projeto Save Gangotri no Indiano Garhwal; 

2015: Jack D. Ives, por ampla realização na proteção de ecossistemas e culturas montanhosas, e pela liderança na colocação de questões montanhosas na agenda política internacional; 

2016: Engenheiro civil César A. Portocarrero Rodríguez de Huaraz, Peru, por seu trabalho na mitigação dos perigos da explosão do lago glacial (GLOF) no Peru; 

2017: O explorador e antropólogo Johan Reinhard,da Virgínia Ocidental, EUA, para descobertas arqueológicas e bolsas de estudo no Himalaia e nos Andes;

2018: Alpinista e filantropo Daniel Mazur de Olympia, Washington, EUA, para projetos de resgate, recuperação e desenvolvimento no Himalaia;

2019: O preservacionista cultural e ativista social Didar Ali, de Gulmit, na região de Gilgit-Baltistão, no Paquistão, receberá a próxima Medalha Hillary em dezembro de 2019, pois seu trabalho é preservar e promover a língua e a cultura wakhi.

Para frente e para o alto

Montanha Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais