seg 10/novembro/2025 22:51
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sobre Homens e Montanhas: Monte Thor e a maior queda vertical do Mundo

MARCIO DO NASCIMENTO SANTANA. O Monte Thor, localizada na Ilha de Baffin em Nunavut, Canadá, possui a maior queda vertical de todo o mundo. Ela possui 1250 metros de altura e seu ângulo médio é de 105 graus.
Monte Thor e a maior queda vertical de montanha do mundo

 

Quem escala as montanhas mais altas, ri de todas as tragédias, reais ou imaginárias.              Friedrich Nietzsche

 

O Monte Thor, é uma montanha que se eleva a 1.675 metros de altitude e que fica localizada na Ilha de Baffin em NunavutCanadá, mais precisamente no Parque Nacional Auyuittuq. Ele possui a maior queda vertical de todo o mundo, com 1250 metros de altura e seu ângulo médio é de 105 graus.

Foi conquistado  em 1965, façanha realizada pelos alpinista Pat Baird que liderou a expedição dos membros do Clube Alpino Canadense.

A abertura da nova via de escalada aconteceu na face sudeste e foi realizada pelos alpinistas canadenses Bill Borger Jr. e John Furneaux e se chama The Great Escape, sendo necessário 25 cordadas até o cume.

O Monte Thor é parte integrante dos chamados Montes Baffin que, por sua vez, compõem a Cordilheira Ártica. O monte é formado por granito e tem seu nome justamente em homenagem ao famoso deus do trovão, o deus nórdico venerado pelos vikings.

Thor o deus do trovão com seu martelo o Mjolnir, em sua carruagem mágica puxada pelos bodes sagrados: Tanngniost (Escavador de Dentes) e Tanngrisnir (Moedor de Dentes).

 

A Cordilheira Árctica

Cordilheira Árctica se localiza na região do extremo norte do Canadá. A maioria das montanhas tem mais de 2500 m de altitude, e a cordilheira tem cerca de 1290 km de extensão.

Estende-se pelo Arquipélago Ártico Canadiano, ao longo da Ilha Baffin, passando pelas ilhas Ellesemere e Bylot e a ponta mais setentrional da península do Labrador.

As montanhas mais famosas são o Monte Asgard e o Monte Thor, e o ponto mais alto é o cume do Pico do Barbeau, com 2616 m de altitude, na ilha de Ellesmere.

 

É necessário um trekking até a base para escalar. Foto reprodução

 

O Rapel

Em 2006,foi batido o recorde de maior rapel do mundo, com 4.000 pés de altura, no vão vertical do Monte Thor por uma equipe norte americana.

O acesso 

Apesar de estar em um local um tanto remoto, a montanha é muito popular dentre os escaladores. É a montanha mais famosa do Canadá, sendo permitido acampar no espaço do Parque Nacional Auyuittuq, no trecho conhecido como entrada do Akshayul Valley, mas o acesso até a base do pico e por trekking.

 

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

camelo

Camelôs retornam ao antigo Shopping Popular no bairro Guandu

videomonitoramento-reconhecimento-facial

Reconhecimento facial no ES já resulta em 500 prisões

banco-central-do-brasil

Mercado mantém previsões estáveis para economia e inflação em 2025

fiocruz-laboratorio

Seis cientistas da Fiocruz estão entre os mais influentes do mundo

prf-adolescente-dirigindo-br-101-mimoso-

Menor de 14 anos é flagrado conduzindo carro com 8 pessoas na BR‑101

operacao-limpeza-10-09-2024b

Atlas da Violência: facções criminosas se espalham pelo interior do Brasil

atilio-vivacqua-olimpiada-lancamento-foguetes-

Alunos de Atílio Vivacqua conquistam 8º lugar em olimpíada estadual

atropelamento-caminhao-ibitirama-08-11-2025

Pai e filhos morrem após atropelamento por caminhão em Ibitirama

Leia mais