O ar, as nuvens, as montanhas, o lago cristalino, as flores….A vida calma e passageira. Eis o propósito de um Deus. Edilson Teixeira
Prefácio
Waldemar Niclevicz foi primeiro alpinista brasileiro a conquistar a montanha mais alta da terra, o Monte Everest em 1988 e após esse feito, ele nunca mais parou e sempre buscou novos desafios. Entre eles, destaco o projeto Mundo Andino, cujo objetivo foi percorrer toda a extensão da Cordilheira dos Andes para realizar estudos científicos e antropológicos, sempre com foco no meio ambiente… e para ajudá-lo a realizar essa tarefa gigantesca foi criado para o nosso pioneiro um veículo diferenciado batizado de Andino.
O Andino
O Andino, meus caros leitores, é o primeiro veículo brasileiro totalmente desenvolvido para explorar ambientes de montanhas, um projeto único e ousado que une versatilidade e robustez, e foi nas linhas de montagem da fábrica da Volkswagen no Brasil que ele ganhou forma.
Criado em 2003, essa máquina intrépida, veio a se tornar o primeiro caminhão da fábrica alemã com o DNA 4×4. Isso mesmo, meus caros leitores, o Andino é o primeiro caminhão da VW, totalmente tracionado. O seu projeto foi concebido por Thierry Stump, o mesmo projetista que construiu os barcos de Amyr Klink. E esse magnífico caminhão foi equipado para enfrentar os mais diversos tipos de terreno e é capaz de enfrentar com louvor baixas temperaturas, e atingir bravamente as altitudes mais elevadas. Esse veículo extraordinário já alcançou mais de 5 mil metros de altitude, um feito respeitável para um veículo desse porte.
Sua Missão e equipamentos
O Andino foi criado para viagens exploratórias, servindo como uma base móvel multitarefa de apoio permanente a montanhistas, escaladores e pesquisadores. Ele funciona como um acampamento base itinerante, oferecendo suporte para pesquisas científicas, atendimentos médicos em lugares inóspitos e ponto de partida para escaladas e explorações.
A sua gama de equipamentos é enorme, possuindo tecnologia de comunicação via satélite, geladeira, dois estepes, peças reservas e ferramentas. E pode em sua versátil carroceria tipo baú, na parte externa, transportar duas bicicletas, motos, um bote de borracha com motor de popa (para travessia de lagos e rios), motosserra, gerador…
A sua cabine acomoda confortavelmente um piloto e mais duas pessoas, e na parte interna de seu baú, ele possui mais três assentos, uma pequena uma sala, que seria um espaço integrado com cozinha, refeitório, dormitório, mesa de estudos e biblioteca. E possui ainda um banheiro com ducha quente.
Conclusão
O Andino é uma máquina dinâmica, robusta cuja tecnologia e designer está a frente de seu tempo. Um caminhão incrível que muito contribuiu para elucidar os mistérios do Mundo Andino . Abaixo segue o link com a ficha técnica desse colosso de rodas:
Ficha técnica do veiculo:
Em PDF:FICHA ANDINO – Niclevicz-compactado
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais:
https://www.niclevicz.com.br/mundo-andino/o-projeto-mundo-andino/