qui 9/maio/2024 16:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Dedo de Deus. Foto: Divulgação

Sobre Homens e Montanhas: O Caminho Teixeira

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
A placa dos conquistadores. Foto: Divulgação

Após escalar uma grande montanha, só se encontra que há muitas mais montanhas para subir. Nelson Mandela

 

O Início

Tudo começa no início do ano de 1912, quando um grupo de estrangeiros tenta escalar a montanha símbolo do montanhismo nacional, o Dedo de Deus, cuja fama era a de ser inatingível. Um colosso de rocha granítica que se ergue a 1.692 metros de altitude cujo formato lembra a de uma gigantesca mão humana, com o seu dedo indicador apontando para o céu. Guiados até a sua base pelo caçador Raul Carneiro, esses experientes montanhistas estrangeiros logo se tornariam mais uma estatística na tentativa de alcançarem o cume. E ao desistirem afirmaram que ninguém jamais conseguiria escalar essa montanha, declaração esta que mexeu com o orgulho de Raul.

A Montanha e os Montanhistas

Essa icônica montanha derrotara os melhores montanhistas do mundo, entre eles os veteranos europeus que declaravam aos quatro ventos a sua enorme dificuldade técnica, e após essa última tentativa desastrosa, motivou Raul Carneiro procurar o amigo Jose Teixeira Guimarães, que por trabalhar na construção da ferrovia Magé x Teresópolis, adquiriu grande experiencia e se tornou um ferreiro habilidoso, e após ouvir a história de seu companheiro, igualmente viu nessas palavras uma afronta aos brasileiros e assim ele começa organizar um ataque ao cume, porém da maneira tupiniquim. Teixeira então esquenta suas forjas e começa a confeccionar os grampos, brocas, estribos e demais equipamentos de metal para ascensão e enquanto isso Raul convoca os 03 irmãos Oliveiras (Acácio, Américo e Alexandre) e um moleque muito esperto apelidado de Dente de Ouro (Que não escalou, apenas foi encarregado de carregar alimentos) para se juntar a eles para a ousada empreitada. Uma vez montada a equipe começaram a planejar a aventura, definindo rota, alimentação, água…

Teixeira e sua equipe. Foto: Divulgação

E no dia 03 de abril a equipe brasileira parte, com objetivo de colocar seu nome na história, e começam o duro desafio, e munidos de cordas de sisal, bambus e ferragens enfrentaram tempo ruim, frio, cansaço… além de paredões agressivos, chaminés estreitas e claro o medo de encarar o abismo constantemente e após vários dias, em 08 de abril de 1912 guiados por Teixeira, o grupo desses 05 formidáveis montanhistas conquistaria finalmente o topo do Dedo de Deus. Uma cena impossível de descrever com apenas um texto, mas podemos imaginar o orgulho de ver a bandeira brasileira tremular no cume daquela montanha que outrora era considerada inexpugnável e que derrotara os melhores montanhistas do mundo. Os heróis brasileiros se abraçaram e choraram, e foram aplaudidos a distância por aqueles que acompanhavam todo o feito heroico mediante binóculos e lunetas. Quando finalmente retornaram foram recebidos com honras de heróis pelo povo de Teresópolis.

O Caminho Teixeira

Essa conquista se tornou um divisor de águas no montanhismo mundial e brasileiro e marca o início da história do montanhismo no Brasil, pois após esse importante evento outros heróis anônimos se levantaram e as montanhas brasileiras começaram a se curvar a esses intrépidos conquistadores. A Via idealizada por Teixeira foi batizada com seu nome e é utilizada até hoje por outros alpinistas que ousam desafiar o imponente abismo do Dedo de Deus e o modelo de grampos em formato P idealizados por ele se tornaram equipamentos padrões adotado por montanhistas no mundo todo, se tornando uma das maiores contribuições brasileiras no quesito de progressão de via e de segurança para proteção de quedas permitindo o escalador costurar mosquetões para passar a corda.

O Documentário e a Escalada

Em 2009 uma produtora chamada 9d Produções, sob direção de Alexandre Diniz, produziu um fantástico documentário sobre a conquista do Dedo de Deus. Onde refez todos os passos de nossos bravos pioneiros. Confiram esse documentário no vídeo em anexo no final do texto e deixo o link dessa produtora a quem possa interessar:

Caminho Teixeira

Atualmente a escalada até o cume do Dedo de Deus leva em média 12 horas, e conta com novas vias de escalada. O acesso até a sua base e até os primeiros cabos de aço leva em torno de 45 minutos de caminhada por dentro da mata.

Dedo de Deus a montanha ícone do montanhismo brasileiro.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana. Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

aracui-santuario

Trinta anos de fé e milagres: Santuário de Aracuí celebra aniversário com festa religiosa

prisao-mimoso-08-05-2024

Polícia de Mimoso prende homem e apreende armas em investigação contra furto de trilhos

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Sobe para 100 o número de mortos em tragédia no Rio Grande do Sul

gabriel-castelan-08-05-2024b

Gabriel Castelan vence etapa do Circuito Capixaba de Bodyboarding

Prodest

Concurso público do Prodest recebe mais de 1,2 mil inscrições

pajero-clonado-08-05-2024

Pajero clonado é interceptado em Cachoeiro após dona do carro original receber multa em SP

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Governo do ES recolhe doações para o Rio Grande do Sul. Veja como participar

governador-pesquisa-agropecuaria-08-05-2024

Governo do Estado lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária

Leia mais