sáb 4/maio/2024 18:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Cristo Redentor e a Cordilheira dos Andes

Sobre Homens e Montanhas: O Cristo do Andes e da Paz

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
O Cristo Redentor dos Andes. Foto divulgação

 

Montanhas têm o poder de nos ligar para seus reinos e ali, à esquerda para sempre, são nossos amigos cujas grandes almas estavam ansiando pelo alturas. Não esqueça os alpinistas que não retornaram das cúpulas.

Anatoli Boukreev

 

O Cristo Redentor dos Andes:

Além da Páscoa estar próxima, presenciamos um conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. e por estarmos vivenciando esse momento tão delicado, resolvi presentear meus leitores com a história de um monumento dedicado à Paz. A  magnífica estátua do Cristo do Andes.

Um monumento criado para celebrar a pacificação entre Argentina e Chile, e que demarca fronteiras físicas e abre para quem o visita as fronteiras espirituais. Uma imagem impar que celebra o divino, o Cristo vivo e ressuscitado, erguido de forma majestosa em meio ao cenário da imponente Cordilheira dos Andes.

 

História

Durante a segunda metade do século XIX, Chile e Argentina estavam prestes a  entrar em conflito armado para definir suas fronteiras ao longo da Cordilheira dos Andes. Ambos os países investiram consideravelmente em armamentos e soldados.  No Chile o presidente da época Federico Errázuriz comprou um cruzador britânico, três destróieres e dois navios de guerra. Na Argentina, o presidente Júlio Argentino Roca adquiriu para  Marinha dois navios de guerra italianos.

Em fevereiro de 1899, houve uma reunião de paz com os dois presidentes, porém sem  sucesso. E assim os rumores da iminente guerra não cessavam, pelo contrário, só ganhavam mais força.

 

O Bispo 

O século XX já se fazia presente, e o impasse entre ambos os Países ficava cada vez mais acirrado, quando o Bispo Dominicano Argentino Marcolino del Carmelo Benavente prometeu publicamente, em 1900, realizar uma coleta para erigir uma estátua ao Cristo Redentor, para que todos se lembrasse da mensagem de paz que Jesus havia trazido ao mundo.

O Cristo Redentor dos Andes, o marco da paz. Foto divulgação

E uma vez arrecadado o valor, o  escultor argentino Mateo Alonso deu forma a ideia do Bispo e uma vez pronto, foi erguido na passagem de Uspallata, uma rodovia que se localiza exatamente na fronteira entre a Argentina e Chile, e que liga as duas nações.

O Cristo tem quase 7 metros de altura e pesa 4 toneladas. E se eleva pela Cordilheira dos Andes a 3.854 m de altitude. Seu pedestal foi desenhado pelo engenheiro Mendocino Juan Molina Civit a partir de um esboço do escultor. Foi construído em concreto e aço laminado para suportar os fortes ventos da serra. Nele você pode ver duas senhoras em túnicas, que abraçam e representam a união dos dois povos. Para fazê-los, Alonso se inspirou nos retratos da primeira-dama do Chile, María Errázuriz Echaurren de Riesco, e da Argentina, Ángela de Oliveira Cézar.

No dia da inauguração, as forças argentinas que participariam do evento, eram formadas pelo I Regimento  de Artilharia de Montanha, que era uma das companhia dos 2º de Caçadores dos Andes, e pela Banda de Música 10 da Infantaria de Buenos Aires.

Foi inaugurado em 13 de março de 1904 e pôs fim definitivamente conflito que teria   levado os dois países à beira da guerra por uma questão fronteiriça. Mostrando a força do Cristo Redentor.

 

O Cristo dos Andes e o General Inglês

Robert Stephenson Smyth  Baden Powell, mais popularmente conhecido com BP, foi o general inglês mundialmente famoso, conhecido como o fundador do Movimento Escoteiro. Ele como todo bravo aventureiro, fez uma visita à cordilheira dos Andes e resolveu desbravar as suas alturas. E em uma dessas escaladas a pé, Baden Powell se encontra com esse monumento que celebra a paz, em meio as montanhas. O encontro foi muito emocionante e ele relata essa passagem com muito carinho no livro Caminhos para o Sucesso nas paginas 178, 179 e 180:

“Não era habitual e patético corpo pendurado na cruz, mas um ser enorme e generoso com uma ampla túnica voando ao vento, de braços abertos acolhedores e protetores” (Página 180)

“…porém a colocação feliz foi além da de própria significação que os escultor queria dar: naquele lugar é uma ligação tangível entre o humano e o divino – a ligação que Cristo no seu tempo veio a Terra para nos dar.” (Página 180)

Caminho para o Sucesso. Foto divulgação

 

Conclusão

O monumento fica na fronteira entre Chile e Argentina e seu acesso e feito de carro, a pé e de bicicleta. Uma aventura única e um convite a reflexão e a espiritualidade. E como presenciamos atualmente essa terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia fica o meu apelo ao Cristo Redentor para que ele possa fazer a paz se restabelecer ao Mundo.

 

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

Leia mais