seg 29/abril/2024 02:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Uluru ou Ayers Rock. Imagem divulgação.

Sobre Homens e Montanhas: O Uluru ou Ayers Rock

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Vaqueiros australianos ao por do sol no Ayers Rock. Imagem divulgação.

O oceano é mais antigo do que as montanhas e está cheio com recordações e sonhos do tempo. H.P Lovecraft

O Uluru

Mais popularmente conhecido como Ayers Rock, possui mais de 318 metros de altura e 9,4 quilômetros de circunferência. E essa rocha gigantesca seria na realidade um monólito de arenito, imponente e impregnado de minerais como feldspato, o que explica a sua famosa coloração vermelha e ferruginosa ao amanhecer e ao por do sol. Em sua base e ao seu redor, essa extraordinária formação possui  inúmeras fendas, poços com águas, várias cavernas rochosas e muitas pinturas rupestres que narram a fantástica história desse local. Ele é considerado um dos maiores monólitos do mundo e pesquisadores acreditam que ainda se estende por mais de 700 metros para dentro do solo, como se fosse um iceberg em terra firme.

O nome Uluru provém da língua Pitjantjatjara e não possui tradução para o português. Quando o explorador Willian Gosse chegou à região em 1873, batizou o maciço como Ayers Rock, em homenagem ao secretário-chefe da Austrália do Sul que na época era Sir Henry Ayres. Willian Gosse foi a primeira pessoa não aborígene a conhecer o Uluru no mundo e por sua causa essa formação passou a possuir dois nomes.

A montanha sagrada de outro ângulo. Imagem divulgação

A Montanha Sagrada

O Uluru é considerado até hoje uma montanha sagrada pelos Anangu, uma  tribo aborígene, que já habita esse local por mais de 10 mil anos. Segundo eles, essa montanha foi formada por entidades ancestrais, e as formações incomuns ao redor dessa rocha são apontadas como representação dos espíritos dos antepassados. Rituais aborígenes são realizados até hoje.

O local se tornou tão místico que xamãs em suas cerimônias mágicas sempre lançam feitiços de proteção ao seu povo e à rocha. Toda vez que um turista se arrisca a levar pra casa um pedaço de rocha desse monte, logo se arrependem e a devolvem pelos correios alegando que a lembrança trouxe azar e infortúnio. O parque nacional australiano, que é responsável pela a gestão da montanha, relata receber vários pacotes por mês, enviado de várias partes do mundo, com uma amostra do Uluru e um pedido de desculpas.

O Dingo. Imagem divulgação.

O Caso Chamberlain

Em 17 de Agosto de 1980 uma bebê australiana de nove semanas de vida, chamada Azaria Chantel Loren Chamberlain, desapareceu misteriosamente durante a noite em um acampamento com seus pais aos pés do Ayers Rock. Sua mãe Lindy e seu pai Michael Chamberlain, desesperados, passaram as semanas seguintes fazendo buscas para encontrar a sua filha, porém, sem sucesso. Logo o desaparecimento ganhou as mídias e o casal foi julgado culpado pela opinião publica, que o acusa de assassinato e prática de magia negra. A justiça australiana, no ímpeto de dar uma resposta a sociedade, condenou ambos à prisão por assassinato. A mulher recebeu pena de prisão perpetua e o homem uma pena menor. Mas 32 anos depois, em junho de 2012, para ser mais exato, a defesa conseguiu provar que o bebe teria sido atacada por um dingo (Uma espécie de cão  que seria o maior predador  terrestre da Austrália), uma vez que caçadores teriam achado vestígios do que sobrou da roupinha da criança próximos à toca desses animais, e assim conseguiram liberdade de Lindy.

Esse caso, meus caros leitores, foi considerado até hoje, o maior erro judicial da Austrália, resultado de uma ampla campanha de sensacionalismo e difamação da grande mídia e fruto de uma perícia mal feita. E devido a tamanha repercussão negativa, pelo fato de pessoas inocentes terem sido presas injustamente, foi produzido um filme chamado  Um  Grito no Escuro, estrelado por Meryl Streep. Um filme que vale a pena conferir, pois nos leva a refletir sobre o verdadeiro papel da imprensa nos dias de hoje, que muitas vezes se empenham em destruir reputações em nome da audiência. Lindy Chamberlain, agora idosa, recebeu mais de 1 milhão de dólares  de indenização do Estado.

A Escalada

O Uluru fica localizado na região central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-KataTjuta, sendo aberto à visitação. A escalada é permitida, porém em maio de 2001, um ancião Anangu faleceu durante o trajeto ate o topo, e por conta desse incidente, por uma questão de luto, o caminho ficou fechado por dez dias. As operadoras de turismo temendo que os líderes tribais proibissem o acesso ao cume em definitivo protestaram e restou à administração do parque ampliar seus esforço para educar os visitantes a respeitarem de forma voluntária  as crenças locais e a não escalarem o rochedo. O outro argumento válido usado pelo parque é que até hoje 35 pessoas já morreram tentando escalar o cume da montanha sagrada. Todo ano esse monte é visitado por cerca de 500 mil pessoas, e talvez metade delas ainda vão até o cume.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais