Por que escalar a Montanha Everest? Porque ela está lá. George Mallory
O dia 29 de maio de 1953 entrou para a história, ao eternizar os conquistadores do maior colosso do montanhismo mundial, um gigante conhecido como Monte Everest.
Edmund Hillary e Tenzing Norgay se tornaram heróis e imortais, pois elevaram o montanhismo de Alta Montanha a um novo patamar. O Mundo todo celebrou o grande feito hercúleo desses humildes e tenazes montanhistas, afinal o Titã havia sido domado. A Chomolungma (A Deusa mãe do Mundo) adotou os seus primeiros filhos. Porém, essa conquista está sendo assombrada por anos pelos Fantasmas do Everest.
George Mallory e Andrew Irvine
George Herbert Leigh Mallory foi um alpinista britânico, filho do sacerdote Herbert Mallory que juntamente com seu parceiro, igualmente britânico Andrew Sandy Irvine, tentaram no dia 08 de junho de 1924 atingir o topo do Monte Everest. Um de seus companheiros de expedição Noel Odell testemunhou que os teria visto às 12h50 da crista norte, escalando freneticamente para o topo, e pelo ritmo tudo leva a crer que eles realmente alcançaram o cume, se tornando provavelmente os primeiros montanhistas a realizarem tal façanha. Mas infelizmente nesse fatídico dia nenhum dos dois teriam retornado ao acampamento base e que teriam sucumbido em algum lugar da montanha levando esse segredo para suas sepulturas de gelo. E infelizmente nessa época nenhuma prova foi coletada evidenciando o fato.
Os Fantasmas do Everest
Essa ascensão se tornou um dos grandes mistérios da exploração e aventura modernas. Teriam sido eles e não Hillary e Norgay os primeiros a escalar o ponto mais alto do mundo? Para responder essa pergunta, no 75º aniversário do desaparecimento da azarada dupla, foi organizada em 1999, seis décadas depois, uma expedição norte-americana conhecida como Expedição de Pesquisa Mallory & Irvine ao Everest, onde os pesquisadores alpinistas foram determinados, a reconstituir a provável rota de Mallory e Irvine e finalmente resolver o mistério. E extraordinariamente eles descobriram o corpo de Mallory completamente preservado pelo frio e seriamente machucado, pois seu cadáver apresentava uma perna quebrada e ele estava deitado de costas para o cume do Everest, a apenas 8.000 metros do topo, o que indicava que ele estaria retornando…
Os alpinistas, entretanto, foram mais além ao constatarem que ele deve ter morrido depois do pôr do sol, uma vez que seus óculos foram encontrados no bolso que sobrou de seu casaco. A pele, meus caros leitores, estava completamente branca e as suas costas estavam parcialmente expostas ao sol, onde o vento, tinha impiedosamente arrancado parte de sua vestimenta composta de algodão e lã. Ou seja, existem muitas evidências que indicam que George Mallory e seu companheiro, teriam sido realmente os primeiros homens a chegar ao cume do Monte Everest, mas tudo indica que ao descerem teriam caído para a morte, aterrando várias centenas de metros abaixo da crista que leva ao pico.
A Câmera de Mallory
Embora que tudo leva a crer que realmente a dupla Mallory e Irvine tenham escalado o Everest, somente um objeto poderá de fato corroborar essa conquista e mudar completamente o rumo da história: A câmera fotográfica que eles carregavam consigo. Ao revistarem o corpo de Mallory, a equipe de pesquisadores não a encontrou, o que nos leva crer que ela deveria estar com Irvine, mas encontrá-lo nas vastidões geladas do Himalaia seria outro grande desafio.
Essa Câmera da marca Kodac, se tornou o Santo Graal do mundo da exploração, um simples objeto que poderia ser restaurado e seu conteúdo, com a atual tecnologia, recuperado, uma vez que existe possibilidade que o gelo possa ter preservado o filme fotográfico. Mas existem montanhistas que acreditam que o ato de escalar é um ciclo completo. Você escala a montanha, você conquista o topo da montanha e você regressa em segurança para registrar o feito… e esse ciclo infelizmente parece não ter se completado no caso dos nossos bravos Fantasmas, e olhando por esse ângulo, o posto de número 01 de Hillary e Norgay poderia não estar tão ameaçado assim.
A Conquista
Para honrar a memória de seu Avô, em 1995, o neto de George Mallory, George Mallory II, atingiu o topo do Everest.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais: