Estupros Consentidos, em nome do amor. Este é o título do livro da socióloga Neide Lima que será lançado na sexta-feira (11) na Casa dos Braga, em Cachoeiro, às 18h. A confirmação de presença pode ser feita pelo telefone (28) 99908-3954.
Segundo a autora, o livro Estupros conta a história real de uma mulher em busca do amor. “Em sua ânsia para encontrá-lo ela coleciona parceiros sexuais sem nunca usar preservativos”, relata.
Neide Lima conta que a personagem morreu aos 50 anos, de câncer generalizado, que começou com o vírus do HPV. “Quando ela descobriu e chegou ao oncologista não havia mais nada a fazer”, destaca.
A publicação do livro é o cumprimento de uma promessa que a autora fez à sua personagem, quando a conheceu durantes as visitas regulares que fazia a hospitais aos domingos.
Segundo Neide, a paciente, já em fase terminal, fez questão de contar sua história para que ela fosse relatada a outras mulheres.
Fez isso, destaca a autora, com o intuito de que outras mulheres não morressem por falta do uso de preservativo e da realização do exame preventivo.
O câncer no colo do útero não foi o único que a mulher retratada no livro enfrentou. Ela já havia lutado contra um câncer na garganta, que começou com o vírus HPV por causa do sexo oral com vários parceiros.
Por causa disso ela foi obrigada a extrair as amígdalas. “Foi um processo doloroso, pois além da extração das amigdalas, ela teve que passar por sessões de radioterapia, quimioterapia e cauterizar as verrugas da garganta”, detalha.
Feito o tratamento, e aparentemente livre do câncer, aos 50 a mulher mais uma vez precisou retornar ao setor de Oncologia do hospital onde havia feito o tratamento.
Desta vez para retirar o útero, o ovário e as trompas de falópio. Naquele momento ela já deduzira que estava morrendo. Foi quando conheceu a socióloga Neide Lima e relatou a sua história de vida.
Neide diz que foi uma narrativa verdadeira e que ela falou dos seus medos, esperanças e decepções, fracassos e muitas tentativas em busca de um amor que ela nunca encontrou, embora tenha se violentado e se permitido violentar nessa procura.
“Ela permitiu esses estupros, por isso o título do livro Estupros Consentidos”, ressaltou a autora da obra. A escritora afirma que o fim doloroso e triste de sua personagem não a impede de ver beleza, apesar de tudo. “Cada capítulo mostra uma faceta de muitas mulheres que eu conheço”, conclui.
SAIBA MAIS
Neide Lima é Socióloga, graduada e pós-graduada em Psicanálise Clínica, tem Mestrado em Políticas Públicas e é uma das fundadoras do PSB-ES