sáb 21/dezembro/2024 13:10
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vacinação ganha mobilização para conter casos de sarampo

Sul do ES adere à mobilização nacional e intensifica vacinação contra sarampo

Andréia Pegoretti

A partir desta quinta-feira (22), crianças de seis meses a um ano devem tomar a vacina contra o sarampo em todo o Brasil. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados.

No Sul do Estado, Iconha, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim são alguns dos municípios que estão intensificando as medidas para evitar casos de sarampo.

Iconha

Em Iconha, uma equipe da Secretaria de Saúde local estará nesta sexta-feira (23) e na seguinte (30), à disposição dos moradores para aplicar as doses que protegem contra o sarampo e atualizar a carteira de vacinação. A mobilização, que começou no último dia 9, está sendo realizada na Unidade de Saúde do Centro e é destinada a quem até 49 anos.

Alegre

Em Alegre, onde ocorreu um caso suspeito, o Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica está trabalhando para vacinar todas as crianças de seis meses a um ano, além da faixa etária até 49 anos.

O secretário interino de Saúde e Saneamento no município, Ulysses Campos, explica que a medida adotada pelo Ministério da Saúde é para prevenção e proteção do público-alvo, uma vez que nesta idade, os bebês são mais suscetíveis a doença.

“A população não necessita se alarmar, há doses suficientes no município para proteção de todos. É importante que os pais e responsáveis levem seus filhos a unidade de saúde mais próxima, munidos de cartão nacional do SUS e a carteirinha de vacinação”, orienta Ulysses.

Cachoeiro

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, neste mês, ação especial de vacinação contra o sarampo. Será neste sábado (24), das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e em mais de 28 unidades básicas de saúde na cidade e no interior.

Para fortalecer a ação, Cachoeiro fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oferecer o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido neste sábado.

O Espírito Santo tem um caso comprovado de sarampo, registrado em Cariacica, na Grande Vitória. No Brasil, foram 1.845 registros confirmados em 88 municípios, de 19 de maio a 18 de agosto. Não há ocorrência de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

sessao-camara-vereadores-18-12-2024

Câmara de Cachoeiro aprova projeto de lei que prorroga descontos no IPTU

Leia mais
plugins premium WordPress