dom 14/abril/2024 02:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Com o tema "Cachoeiro: doce terra onde nasci", o desfile escolar vai marcar os 157 anos de emancipação política de Cachoeiro Foto: Divulgação/PMCI

Tema “Cachoeiro: doce terra onde nasci” marca desfile escolar nos 157 anos da cidade

redacao
Redação Dia a Dia

Como parte das celebrações que marcam esta data especial da emancipação políticia de Cachoeiro de Itapemirim, dia 25 de março, a prefeitura está organizando o tradicional desfile escolar com participação de instituições de ensino e bandas marciais da região.

O evento contará com a participação de três escolas municipais que desfilarão puxadas pela banda marcial da Escola Estadual “Liceu Muniz Freire”.

Com o tema “Cachoeiro: doce terra onde nasci”, o desfile visa destacar a rica cultura local em suas diversas vertentes, incluindo patrimônio cultural, personalidades artísticas e manifestações populares.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, enfatizou a importância deste evento para a comunidade cachoeirense.

“O desfile escolar é um evento de celebração da história e da identidade de Cachoeiro de Itapemirim. É uma forma de valorizarmos nossas raízes e enaltecermos as conquistas alcançadas ao longo dos anos pela nossa querida cidade”, destacou.

Lugares e personalidades

As escolas participantes apresentarão diferentes aspectos da cultura cachoeirense. A Emeb “Zeni Pires Ferreira” revisitará os Patrimônios Culturais de Cachoeiro, destacando locais emblemáticos como a Casa dos Bragas, o Museu Ferroviário, o Palácio Bernardino, a Casa da Memória, entre outros.

Já a Emeb “Oswaldo Machado” homenageará personalidades da literatura, música e teatro cachoeirense, enquanto a Emebti “Prof. José Paineiras Filho” representará a cultura local em sua totalidade, abrangendo tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião que moldaram a identidade da cidade ao longo dos anos.

O Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, destacou a diversidade cultural que será exibida durante o desfile.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar à comunidade um momento de celebração e valorização da nossa rica cultura. O desfile cívico-escolar já é uma tradição que permite ressaltarmos o orgulho que temos de ser cachoeirenses”, afirmou.

Trânsito

O desfile está programado para iniciar às 8h30, saindo da rua 25 de Março em direção à Praça Jerônimo Monteiro.

Para garantir o sucesso do evento, medidas de segurança serão implementadas, incluindo o funcionamento do trânsito em meia-pista na rua 25 de Março durante as apresentações, além da interdição temporária da rua Barão de Itapemirim, próxima à Câmara Municipal.

Juntamente com as escolas e da Banda do Liceu, o público vai contar com a participação da Banda 26 de Julho que promete abrilhantar ainda mais o desfile, tornando essa celebração um momento inesquecível para todos os presentes.

Novo CT de Lutas

Também no dia 25 de março (segunda), está marcada a entrega das obras do Centro de Treinamento (CT) de Lutas às 18h, no bairro Rubem Braga.

O novo espaço esportivo vai funcionar no ginásio do bairro Rubem Braga que passou por ampla reforma e modernização.

O local foi reestruturado para ensino e prática de modalidades como boxe, jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica e muay-thai.

Serão atendidos crianças e jovens, bem como atletas que já disputam competições, que contarão com estrutura adequada para treinar, tudo de forma gratuita.

Aparecido_Centro_Psiquiátrico_Cachoeiro_13_04_2024

Centro psiquiátrico busca família de paciente há 33 anos

MimosodoSul

Escolas de Mimoso do Sul reabrem as portas para alunos após enchente

acidente-br-101-13-04-2024 (8)

Acidente entre dois carros e duas carretas provoca a morte de 5 pessoas na BR 101 Sul

Boleto_IPTU_online_Cachoeiro_12_04_2024

Cota única do IPTU vence nesta segunda-feira (15)

vacina-gripe

Dia D de vacinação contra Influenza: saiba quem pode ser imunizado neste sábado

Polícia_Civil_Marilândia_12_04

Suspeito de sequestrar e matar jovem de 18 anos é preso em hotel ao tentar fugir

mobilizacao-escola-mimoso (3)

Maioria dos estudantes ainda não retornou às aulas em Mimoso

IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Leia mais