O que está acontecendo em Mimoso do Sul é alarmante. Com as últimas chuvas a cidade ficou debaixo d’água, com moradores em cima do telhado esperando por socorro.
A cidade vive uma tragédia histórica que está causando comoção em todo o estado. O prefeito Peter Costa gravou um vídeo emocionado e postou nas redes sociais pedindo ajuda para socorrer as famílias assoladas, nesta madrugada de sábado (23).
Peter Costa disse chorando: “Tem mais de cem ligações no meu telefone, salvamos algumas pessoas, mas estão me ligando dizendo que tem pessoas morrendo, eu não sei mais o que fazer, não estou dando conta.”
O prefeito informou que precisou utilizar um barco com seu pai para resgatar pessoas atingidas pela tragédia vivenciada na região. O Corpo de Bombeiros está na rua socorrendo as famílias ilhadas que correm riscos de desabamento e morte.
Há informações circulando nas redes sociais de que alguns idosos de um lar para terceira idade teriam morrido afogado. A comunicação ficou prejudicada na cidade impedindo o contato com a população e autoridades do estado.
Contudo, o governador Renato Casagrande já informou que articulou toda estrutura da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e forças da Segurança para dar todo apoio às famílias assoladas com os efeitos da chuva em cerca de 9 municípios do sul do Estado, principalmente.
“Nossas equipes já estão todas concentradas nessa região e pedimos aos municípios que não foram atingidos que ajudem nos contatos com as Defesa Civil para ajudar os que estão sofrendo. Nossa prioridade agora é salvar essas pessoas, depois de estarem em local seguro vamos providenciar o que elas precisam”, disse o governador.
O governador também falou com o ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, que por sua vez colocou a estrutura do Estado para atender as demandas que surgirem.
“Recebi também o contato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se colocando à disposição. A união de esforços é fundamental para enfrentarmos juntos essas situações”, disse o governador.