Dos 13 municípios impactados pelas chuvas de março, três sofreram danos estruturais e operativos mais significativos: Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte.
Nessas localidades, foi avaliada a necessidade de permanência das equipes estaduais por mais tempo, agora com a finalidade de auxiliar no cadastramento do Cartão Reconstrução.
O benefício, no valor de R$ 3,5 mil, tem a previsão de atendimento de até 20 mil famílias. Os servidores e servidoras deslocados devem permanecer por 15 dias, ou até os municípios recuperarem a capacidade de atendimento.
Para agilizar o cadastramento, a Setades montou três pontos de apoio: em Mimoso do Sul, no Municipal Litero Clube, na Praça Cel. Joaquim Paiva Gonçalves, s/n., Centro; em Apiacá, na tenda localizada na Praça Rubens Rangel, no Centro; e em Bom Jesus do Norte, na Rua Paulo Escudino, 32, no bairro Silvana.
Há duas semanas, servidores da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) estão in loco, para agiliar o cadastramento do Cartão Reconstrução.
Estão auxiliando os municípios no encaminhamento das doações direcionadas às famílias atingidas e prestando assessoramento técnico e de pessoal nas demandas dos serviços continuados da rede socioassistencial que foram afetados pelas chuvas.
A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, ressaltou que a dedicação dos servidores nas últimas semanas foi intensa.
“Foram dias muito difíceis, pois presenciar as cenas da tragédia como presenciamos, em primeira mão, é impactante. Mas são nessas horas que podemos ver aquilo que o serviço público tem de melhor: o compromisso com o bem-estar coletivo. Me faltam palavras para descrever a dedicação com a qual nossos servidores trabalharam e continuam trabalhando”, afirmou.
Outros municípios
As famílias residentes nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta também terão direito ao Cartão Reconstrução.
Porém, as equipes municipais dessas localidades não tiveram a capacidade operativa comprometida. Dessa forma, o cadastramento está sendo feito pelas secretarias municipais de Assistência Social.
O Cartão Reconstrução é uma iniciativa do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e visa a atender as famílias de baixa renda que residem nos municípios atingidos pelas chuvas do final de março e que tiveram estado de calamidade decretado pelo Governo do Estado.
Para mais informações sobre o Cartão Reconstrução, acesse: https://setades.es.gov.br/cartao-reconstrucao-perguntas-e-respostas