Quem deseja ter um cachorro pode procurar a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, que está com 27 animais para adoção, sendo 18 adultos e nove filhotes.
A unidade, situada na rodovia Cachoeiro x Muqui, atende ao público de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 16 horas.
A adoção é gratuita. A pessoa precisa ser maior de idade, e apresentar um comprovante de residência, carteira de identidade e CPF, documentos necessários para o registro do termo de responsabilidade sobre o bichinho.
A maioria dos animais foi resgatada de situação de abandono e maus-tratos, contudo, os bichinhos já passaram por avaliação veterinária, recebendo os medicamentos e vacinação necessários e estão à espera de um novo lar.
O gerente da UVZ, Fábio Gava, ressalta que, apesar de a adoção ser uma boa alternativa para quem deseja ter um bichinho de estimação, a decisão precisa ser bem pensada.
“Os cães têm uma expectativa média de vida entre 10 e 14 anos e requerem cuidados. A pessoa tem que se comprometer com a guarda responsável do animal. Tem que tratar bem, vacinar, dar remédios para verme e carinho. Se for viajar, tem que ter com quem deixar ou levar consigo”, alerta.