qui 19/maio/2022 15:51

Unidade de zoonoses de Cachoeiro tem cães e gatos para adoção

Unidade de zoonoses de Cachoeiro tem cães e gatos para adoção
DiaaDiaES.com.br

No total, dois filhotes de gatos e nove cães, sendo três filhotes, estão abrigados na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro de Itapemirim à espera de um novo lar.

As pessoas que se interessarem em fazer a adoção de algum desses animais devem procurar a UVZ (antigo CCZ), no bairro Aeroporto (rodovia Cachoeiro-Muqui), no horário de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Não há taxa de cobrança para efetuar a adoção. O interessado só precisa ter, no mínimo, 18 anos, e levar um comprovante de residência, carteira de identidade e CPF, para registro do termo de responsabilidade de posse do bichinho.

Os cães e os gatos disponíveis na UVZ foram resgatados de situação de maus-tratos e abandono, mas, lá, receberam cuidados, estão sadios, devidamente vacinados e prontos para serem adotados.

 

Adoção com responsabilidade

A adoção é um bom caminho para quem quer ter um animal de estimação. No entanto, é preciso ter em mente as responsabilidades enquanto dono.

É o que salienta Fábio Gava, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, ao lembrar que os cães, por exemplo, têm média de vida entre 10 e 14 anos e que precisam de cuidados diários.

“Além de comida, água e remédios, é preciso dar carinho, atenção e amor, porque eles serão companheiros por um longo tempo e precisam de zelo e dedicação”, ressalta.

A médica veterinária Elisa Sandrini, que faz parte da equipe de Vigilância de Zoonoses, também destaca algumas recomendações.

“É preciso oferecer ao animal ração de boa qualidade, água limpa e um local tranquilo para ele viver. As visitas ao veterinário devem ser feitas regularmente, para acompanhamento da saúde”, disse.

Ela orientou ainda que uma questão fundamental é a vacinação. A vacina contra raiva, por exemplo, tem que ser dada todo ano. A dose, segundo ela, está sempre disponível na UVZ, de graça, e é oferecida, também gratuitamente, nas campanhas contra a doença.

Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: