No total, dois filhotes de gatos e nove cães, sendo três filhotes, estão abrigados na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro de Itapemirim à espera de um novo lar.
As pessoas que se interessarem em fazer a adoção de algum desses animais devem procurar a UVZ (antigo CCZ), no bairro Aeroporto (rodovia Cachoeiro-Muqui), no horário de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Não há taxa de cobrança para efetuar a adoção. O interessado só precisa ter, no mínimo, 18 anos, e levar um comprovante de residência, carteira de identidade e CPF, para registro do termo de responsabilidade de posse do bichinho.
Os cães e os gatos disponíveis na UVZ foram resgatados de situação de maus-tratos e abandono, mas, lá, receberam cuidados, estão sadios, devidamente vacinados e prontos para serem adotados.
Adoção com responsabilidade
A adoção é um bom caminho para quem quer ter um animal de estimação. No entanto, é preciso ter em mente as responsabilidades enquanto dono.
É o que salienta Fábio Gava, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, ao lembrar que os cães, por exemplo, têm média de vida entre 10 e 14 anos e que precisam de cuidados diários.
“Além de comida, água e remédios, é preciso dar carinho, atenção e amor, porque eles serão companheiros por um longo tempo e precisam de zelo e dedicação”, ressalta.
A médica veterinária Elisa Sandrini, que faz parte da equipe de Vigilância de Zoonoses, também destaca algumas recomendações.
“É preciso oferecer ao animal ração de boa qualidade, água limpa e um local tranquilo para ele viver. As visitas ao veterinário devem ser feitas regularmente, para acompanhamento da saúde”, disse.
Ela orientou ainda que uma questão fundamental é a vacinação. A vacina contra raiva, por exemplo, tem que ser dada todo ano. A dose, segundo ela, está sempre disponível na UVZ, de graça, e é oferecida, também gratuitamente, nas campanhas contra a doença.