A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim vai deixar de atender gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de quarta-feira (2). Desta data em diante, o serviço passará a ser realizado pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa).
O novo serviço de maternidade do Hifa, hospital situado em frente ao campo do Estrela, no bairro Sumaré, vai atender tanto gestantes de Cachoeiro de Itapemirim, quanto dos municípios de Muqui, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua e Vargem Alta.
É que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) contratualizou o serviço de maternidade com o Hifa. Segundo o hospital, o novo serviço vai atender as normativas da Rede Cegonha do Ministério da Saúde.
O Hifa realizou obras de readequação para o novo serviço e irá oferecer um total de 30 leitos, sendo 19 leitos de alojamento contínuo, quatro de enfermaria clínica, obstétrica e ginecológica, quatro de enfermaria cirúrgica e três quartos PPP (pré-parto, parto e pós parto).
Até terça (1) o serviço continuará sendo realizado na Santa Casa de Misericórdia, mas muda para o Hifa a partir das 7 horas de quarta.
O Hifa, com seus 47 anos de funcionamento, informou que continua mantendo em suas instalações os serviços de pediatria.
Em comunicado, o superintendente da Santa Casa, Evaldo Praça Ferreira, esclareceu que passará a trabalhar o aperfeiçoamento do serviço de urgência e emergência, com a possibilidade de abertura de novos serviços especializados.