O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quinta-feira (5) o primeiro caso de coronavírus no Espírito Santo. Trata-se de uma mulher de 37 anos que viajou recentemente para a Itália.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que ela apresenta um quadro leve da doença, com febre e coriza. A capixaba chegou ao Estado no dia 20 de fevereiro, apresentou sintomas dois dias depois e procurou o serviço de saúde no dia 24. Ela está em isolamento domiciliar. Os familiares dela estão sendo acompanhados, mas não estão isolados.
O exame da capixaba foi feito em um laboratório público e enviado diretamente para a Fiocruz, sem necessidade de contraprova, de acordo com o Ministério da Saúde.
O governador Renato Casagrande se manifestou sobre a confirmação do primeiro caso da doença e disse que não há razão para pânico.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“As pessoas devem reagir com os cuidados necessários. Não há nenhuma razão para ter pânico. Tem que ter prevenção. Em caso de sintoma deve procurar uma unidade de saúde. Temos também nossos hospitais de referência, um plano de contingência. Com equilíbrio, sem pânico, vamos enfrentar esse vírus que tem causado muitos transtornos para as pessoas”, afirmou o governador.
Com o caso do Espírito Santo, subiu para o oito o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, sendo seis em São Paulo e um no Rio de Janeiro, segundo o Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o brasileiro não deve mudar seus hábitos, como usar máscaras, por exemplo. O que deve ser feito é adotar práticas de higiene, como lavar as mãos e levar as mãos à boca ao espirrar: “Não muda nada nas condutas adotadas até o momento. […] Se apresentar sintomas gripais não vá trabalhar, não vá viajar e não vá estudar. Não vá para locais públicos, fique em casa se hidratando e se alimentando bem”.
Com informações da Agência Brasil