A Prefeitura de Vargem Alta anunciou que vai realizar mutirões para castrar cães em situação de abandono e posteriormente colocá-los para adoção.
Algumas ações estão previstas na Política Municipal de Proteção e Controle Populacional de cães e gatos, publicada no Órgão Oficial do Município no dia 29 de agosto.
Segundo a prefeitura, no começo de 2022, uma área no Parque de Exposições Lair Alvarenga foi reformada para receber os animais em situação de abandono que forem resgatados, e servirá de abrigo para recuperação da cirurgia de castração até a sua adoção.
Também foi firmada uma parceria com o setor de veterinária do campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que realizará as castrações e o acompanhamento pós-operatório.
A lei estipula ainda a possibilidade de mutirões periódicos para castração gratuita de animais que se encontrem em situação de abandono e sua posterior disponibilização para adoção, além de notificação e multa a proprietários de cães e gatos que fiquem soltos em vias públicas, que não tenham suas fezes recolhidas pelo tutor, ou cães de médio e grande porte que sejam conduzidos sem uso de coleira.
A política ambiental também terá caráter educativo, com campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, controle de zoonoses, noções e cuidados com os cães e gatos, os problemas gerados pela superpopulação de animais domésticos e a necessidade de controle populacional.