O homem de 44 anos com suspeita de ter contraído a varíola do macaco (monkeypox) está internado desde quarta-feira (15) em área de isolamento em um hospital privado na Grande Vitória e apresenta bom estado geral.
A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em relação ao comandante de uma embarcação de Singapura que está atracado na costa capixaba e que pode ser o primeiro paciente com varíola de macaco do estado.
Segundo afirmou em nota, já foi coletado material do suspeito para ser enviado ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Sesa diz ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está monitorando o caso e que até o momento, não há novos suspeitos na embarcação.
A suspeita da contaminação foi levantada após o homem ser avaliado pela equipe médica responsável pela embarcação.
Os sintomas apresentados por ele começaram no dia nove de junho e foram febre de início súbito e erupções cutâneas que progrediram pelo corpo em 48 horas. O homem informou que não teve contato com pessoas suspeitas da doença.
O sub-secretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin diz que é importante o uso de máscara e cuidados de higiene para evitar a propagação da doença.
Reblin alertou que o período de isolamento deve ser de 21 dias e garantiu que os hospitais públicos capixabas estão preparados para tratar os contaminados em áreas de isolamento.