qui 20/junho/2024 22:58
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal / PMCI

Vendas no comércio capixaba iniciam 2023 com saldo positivo e acima da média nacional

redacao
Redação Dia a Dia

O Espírito Santo iniciou o ano de 2023 com saldo positivo nas vendas do comércio e crescimento acima da média nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) -, apontou alta de 8,8% nas vendas em janeiro de 2023, em relação a dezembro de 2022, no comércio restrito; e de 6,6% no ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção. No Brasil, o comércio restrito cresceu 3,8% e o ampliado 0,2%.

De acordo com a análise, o crescimento no comércio restrito foi recorde para um mês de janeiro na série histórica, assim como aconteceu no Brasil. Já no comércio ampliado, quando comparado a janeiro de 2022, o Estado foi destaque entre as unidades da federação, com alta de 14,1%. Vale ressaltar que essa é a primeira divulgação após a reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, com atualizações que incluem uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades, e alterações nos pesos dos produtos.

O levantamento aponta, ainda, que sete dos 11 segmentos analisados registraram alta nas vendas no mês de janeiro, entre eles livros, jornais, revistas e papelaria (+58,9%); material de construção (+38,8%); equipamentos e materiais para escritório (+36,1%); veículos, motocicletas, partes e peças (+24,3%); combustíveis e lubrificantes (+15,1%); atacado especializado em alimentícios, bebidas e fumo (+9,3%); e hipermercados e supermercados (+8,5%).

Os segmentos que registraram retração no período foram tecidos, vestuário e calçados (-6,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-6,2%); móveis e eletrodomésticos (-4,2%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%).

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 132 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 683 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais