A vereadora Renata Fiorio divulgou nesta quinta-feira (18) um vídeo em que cobra do governo do Estado e da Prefeitura de Cachoeiro uma alternativa econômica para o município caso a saúde na cidade entre em colapso durante a pandemia de coronavírus.
“Se o governo não dá condições de manter leitos de UTI então que dê dinheiro para o sustento das pessoas”, defende vereadora em caso de um eventual lockdown (fechamento total).
Segundo dados do painel Covid-19 do governo do Estado, a taxa de ocupação de leitos nos hospitais da região Sul está em 81,25% nesta quinta-feira.
Em reunião por videoconferência realizada com os vereadores de Cachoeiro no início da tarde desta quinta-feira, o governador Renato Casagrande anunciou a abertura na próxima semana mais 20 leitos de UTI e 40 de enfermaria, todos no Hospital do Aquidaban.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Medicamentos
Além do número cada vez menor de leitos disponíveis no município, há ainda a questão da falta de medicamentos sedativos e relaxantes que são usados no tratamento dos pacientes de Covid-19.
Nesta quinta-feira (18), o Hospital Evangélico informou por meio de nota que esses remédios estão em falta no mercado e que o problema ocorre em todo o país. “Nem com pagamento antecipado, a indústria tem esses medicamentos para fornecer”, diz o comunicado.
Ao encerrar a nota, o hospital reforça a importância da população fazer o distanciamento social para não pegar a doença.
“É importante que a própria população evite contrair a doença e mantenha o isolamento social, bem como se habitue ao uso correto de máscara facial”, conclui.