As 70 câmeras do sistema de videomonitoramento e de captura de placas, que fazem parte do cerco tático de Marataízes, implantados em dezembro de 2017, são de suma importância e ajudaram a alcançar uma queda de 42% no número de ocorrências.
As palavras são de Anderson Gouveia de Oliveira, secretário municipal de Segurança do município, que destaca também o treinamento da equipe para o uso eficiente do equipamento.
O secretário destaca que ao longo deste ano muitas pessoas foram presas em Marataízes por diversos crimes e infrações, como homicídio, tráfico de drogas, roubo e agressão à mulher com a ajuda das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade.
“Podemos citar um exemplo específico, que foi a prisão do responsável pelo assalto ao Correio, encontrado após ter o carro identificado e seus passos monitorados pelas nossas câmeras”, ratifica.
Anderson diz que são cinco os servidores da Guarda Civil Municipal que operam o equipamento, e ajudaram a polícia chegar à autoria de vários homicídios, além de ter outras ocorrências de crimes variados, elucidadas, com identificação dos autores.
O secretário lembra que trabalham também dando suporte à Polícia Militar, e que ajudaram na identificação e prisão de vários infratores. “ O sistema de viodeomonitoramento e o cerco tático são um divisor de águas. E desde a implantação muitos avanços na segurança foram alcançados”.
Um dos casos ocorridos em setembro foi a prisão de um servidor da Prefeitura de Itapemirim por porte ilegal de armas de fogo e receptação de carro roubado.
A polícia relatou que foi possível chegar até ele a partir das imagens das câmeras de vídeomonitoramento do sistema de cerco tático de Itapemirim e de Marataízes, que apontaram a direção seguida pelo motorista.
Confira o balanço de setembro (até o dia 18)
01 preso por homicídio
03 presos por tentativa homicídio
01 preso por tentativa de Latrocínio
01 preso por tráfico de drogas
02 detidos por embriaguez
01 detido por dano
17 presos por furtos
05 presos por roubo
01 preso por agressão à mulher (Lei Maria da Penha )
02 cumprimento de mandado de prisão
08 veículos recuperados
02 armas apreendidas com o apoio da PM