No mês em que se comemora os 13 anos da Lei Maria da Penha, o tema violência contra a mulher ganhou ainda mais destaque.
Ações de conscientização estão sendo realizadas nas mais diversas áreas. A cachoeirense, Noemi Borges, que é vice-presidente do Conselho de Direito da Mulher de Cachoeiro, tem trabalhado na conscientização de crianças, jovens e adultos, a respeito do tema.
Por meio da palestra “Amor, submissão e violência contra a mulher”, Noemi aborda os diferentes tipos de agressão e a importância de a mulher se perceber nessa situação.
“Percebo que há desinformação de quais são os tipos de violência que a mulher pode sofrer ou vir a ser submetida. Por isso tenho levantado essa bandeira e dado minha contribuição para que, cada dia mais, tenhamos um lugar melhor para se viver sem violência”, explica.
Segundo Noemi, apesar dos dados nacionais ainda colocarem os Espírito Santo nas primeiras posições quando o assunto é violência contra mulher, “estamos vivendo um dos maiores e oportunos momentos de divulgação e conscientização dos direitos da mulher. É de total relevância que após mais essa alteração do governo federal na Lei Maria da Penha, tornando-a mais rígida, mais pessoas tomem conhecimento das medidas protetivas de urgência em favor da mulher vítima da violência”.
As palestras realizadas por Noemi têm as famílias como público alvo. Ela ressalta que é importante a participação dos homens para que eles também sejam inseridos no processo de conscientização e conheçam as punições cabíveis em casos de violência.
O assunto é abordado de forma dinâmica e seguindo os ensinamentos bíblicos.
“Jesus afirmou que o maior de todos os mandamentos é o amor. E como o Apóstolo São Paulo ensinou: ‘Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a sí mesmo se entregou por ela.’ Relembramos o compromisso dos cônjuges e do respeito no ambiente familiar e a transferência desses valores as futuras gerações. A mensagem principal é a harmonização do ambiente familiar e o resgate dos valores éticos e cristãos.”
A próxima palestra “Amor, submissão e violência contra a mulher”, da cachoeirense, está marcada para esta terça-feira (20), na Clínica Terapêutica em Vila Velha, na Grande Vitória.
Sobre Noemi Borges
Atuante na causa das mulheres desde a sua infância por meio de ações e grupos cristãos, formou-se em Direito em busca da justiça social e da igualdade de direitos. Casada, Noemi também participa do grupo Mulheres Cristãs em Missão, onde o foco é harmonização da família e do lar sempre com respeito e amor na construção dos valores.
Na vida pública, além de vice-presidente do Conselho de Direitos da Mulher, em Cachoeiro de Itapemirim, Noemi também atua como presidente das Mulheres Batistas do Estado do Espírito Santo, sempre levantando a bandeira da não violência contra a mulher e a pacificação do ambiente familiar.