ARTIGO: Alice Batista de Avelar, advogada, MBA em Auditoria Digital e Direito Tributário, apaixonada por moda e estilo
O guarda-roupa inteligente é um roupeiro funcional, que te irá auxiliar na hora de se vestir, trazendo muito mais praticidade quando for escolher o seu look para o dia.
A ideia é oferecer opções de looks de forma mais restrita, que vão te deixar satisfeita sem a necessidade de estar com um guarda-roupa lotado de peças que só confundem a construção do seu estilo. O armário inteligente reflete seu estilo pessoal e torna menos difícil a tarefa de combinar as peças, uma vez que todas poderão combinar entre si naturalmente.
Numa época de consumo desenfreado, muitas pessoas estão voltando seu olhar pra trás e percebendo que viver com menos é mais fácil. Ter menos coisas faz com que você saiba administrar melhor o uso dessas peças. Um guarda-roupa inteligente, em vez de causar frustração, revela seu estilo, proporciona praticidade, economia e, consequentemente, ajuda no seu humor, já que você não vai precisar passar horas procurando o que vestir.
Para montar um closet que atenda às necessidades de cada um é necessário seguir cinco requisitos básicos:
- Primeiro, ele deve focar nas suas prioridades, na sua personalidade e nos seus valores.
- Segundo, busque peças que beneficiem o seu corpo, porque você deve se sentir bem e confortável com o que veste.
- Outro ponto é a versatilidade. Não é necessário ter várias peças para ter vários looks diferentes. Suas roupas devem combinar entre si.
- Em quarto lugar, invista na funcionalidade, seguindo o seu dia a dia, ou seja, você vai ter mais roupas para aquela parte do dia que você demanda mais tempo. Se você trabalha num escritório de advocacia, por exemplo, adquira looks que são mais formais. Se usa uniforme no trabalho, invista em peças para lazer.
- Por último, a imagem que você quer passar para as pessoas deve estar claramente associada às suas roupas.
Quer saber como colocar em prática? Olha só!
- Escolha os tons corretos: cores principais, tons coloridos e tons neutros;
- Faça sempre uma manutenção no seu guarda roupa inteligente: faça uma análise das peças pelo menos duas vezes por ano para avaliar se realmente ainda usará aquela peça e analise também suas condições, se já estiver na hora de se desfazer ou vender/trocar, não mantenha essa peça guardada por puro apego;
- Qualidade é melhor que quantidade;
- Faça combinações proporcionais: pode ser em média 3 a 5 blusas para cada parte de baixo.
Um guarda roupa inteligente é uma ferramenta sustentável à sua disposição e também é uma forma de investimento no seu estilo e no seu bem estar.