ter 5/março/2024 04:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Reprodução

Volta às aulas e a importância da adaptação escolar para as crianças

redacao
Redação Dia a Dia

O começo da trajetória escolar é marcado por muitas mudanças. Nova rotina, ambiente diferente, pessoas desconhecidas: um grande desafio para pais e filhos.

Por isso, promover um período de adaptação, com estratégias adequadas, é sempre um passo importante para um ano letivo feliz e produtivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, a adaptação escolar é um processo natural e singular de construção de vínculos entre a escola, o aluno e a família.

“É fundamental que esse período seja vivenciado pelas crianças de forma positiva e agradável. Com afeto e cuidado, elas podem se sentir confiantes e tranquilas no ambiente escolar”, ressalta.

Um dos passos mais significativos nesse processo, segundo ela, é estabelecer uma rotina para as crianças, com horários para refeições, banho, sono e até brincadeiras.

É importante, no entanto, que as mudanças sejam feitas de forma gradual para que não causem sofrimento para os pequenos.

“Durante os primeiros dias, os horários são reduzidos e os pais ficam por perto, transmitindo confiança e segurança no novo ambiente. Depois o tempo de permanência na escola vai aumentando até chegar à normalidade”, explica.

Telma orienta ainda que os pais também conversem com as crianças para incentivá-los nessa nova fase da vida.

É interessante contar que elas frequentarão um novo espaço, conhecerão outras pessoas, participarão de atividades diferentes e aprenderão novas coisas. “Só é preciso cuidado e parcimônia para que o assunto não cause ansiedade”, explica.

Para facilitar a assimilação das crianças, a orientação é envolvê-las nesse processo. Isso pode ser feito ao incluí-las, levando-as para experimentar e conferir o tamanho do uniforme, comprar o tênis e as meias, e separar os materiais de uso pessoal que levarão no primeiro de aula, como pente ou escova de cabelo, avental e chinelo.

Muitas vezes, os primeiros dias na escola são as primeiras vezes que as crianças ficam longe dos pais. É comum, portanto, que elas sintam insegurança e saudade de casa.

É crucial, entretanto, que os pais se mantenham firmes, principalmente nos momentos de despedidas na entrada da escola, quando os choros são comuns.

“É importante que os responsáveis confiem nos educadores e demonstrem isso para as crianças. Assim, elas também se sentirão seguras para vivenciarem as novas experiências no ambiente escolar”, reforça.

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais