A partir da próxima quinta-feira (17), Guarapari passará a receber voos diários de Belo Horizonte durante o verão. A linha será operada pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul Linhas Aéreas, na alta temporada. Na avaliação do secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana, essa operação é importante para o Espírito Santo no sentido de posicionar a Cidade Saúde entre os principais destinos turísticos brasileiros.
“Esse voo específico Belo Horizonte-Guarapari é muito importante pelo posicionamento do destino Guarapari dentre os melhores escolhidos pela Azul no país. Então, colocaram lado a lado Búzios, Guarapari, Canela, Jericoacara… Isso foi muito importante, um reconhecimento sobre a qualidade desse destino. A quantidade de passageiros é pequena: são 9 turistas por voo. É quase um voo promocional neste sentido, de mostrar uma reação do mercado. E pousa direto em Guarapari. Ele tem essa grande importância de reconhecer Guarapari como um grande destino turístico no país”, destaca.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) espera um número de turistas naturalmente menor no verão deste ano em Guarapari, por conta da pandemia do novo coronavírus.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“A nossa expectativa é de um número naturalmente menor de turistas, porque a nossa preocupação é dos nossos controles, da gestão da crise internamente, mas também com um olhar nos destinos emissores, de onde vêm os turistas. Se o turista vier para cá de um ambiente com alto nível de contágio, isso é muito preocupante. Então, temos que ficar aqui com um olho no peixe e outro no gato”, afirma.
Sem barreiras
Dorval Uliana disse que em princípio não serão realizadas barreiras sanitárias durante o verão, a não ser que ocorra uma situação crítica.
“Temos que considerar a autonomia dos municípios. Eles têm o poder de decretar isso. Cada um vai analisar a sua situação, como está o controle, como está o fluxo turístico e adotar medidas medidas que cada prefeitura entenda como necessária”, explica.