Morreu, na manhã deste domingo (2), Carolina Batista Silva, a Carol, moradora de Rio Muqui Pedra, interior de Itapemirim, que é a segunda vítima da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato.
Carol estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico Litoral Sul. Ela foi hospitalizada no dia 22 de setembro com dor de estômago, diarreia, vômito e dor de cabeça.
O marido dela, Bruno, que passou mal e foi parar no UPA no dia 19 de setembro, também testou positivo e continua internado no mesmo hospital.
Segundo levantamento feito até o momento, alguns dias antes de surgirem os primeiros sintomas, Bruno, Antônio e mais três pessoas foram pescar próximo a um rio em uma localidade vizinha, onde há presenças de capivaras e carrapatos.
Também está sendo investigada a possibilidade da doença estar relacionada à carne de uma capivara, que foi consumida por alguns pacientes.
De acordo com a Prefeitura de Itapemirim, foram notificados seis casos suspeitos em Itapemirim, sendo que três foram confirmados e os demais tiveram resultado negativo.
Em nota, a prefeitura ressaltou que “se solidariza com familiares e amigos das vítimas e estima melhoras ao paciente que segue internado”.