Passa a vigorar a partir desta quinta-feira (18) os novos preços do óleo diesel após a Petrobras anunciar, no dia anterior, o aumento do preço do combustível em R$ 0,10 o litro, com variação mínima de 4.518% e máxima de 5.147%.
Com o aumento nos preços, lideranças dos caminhoneiros já falam em greve. Na semana passada, a Petrobras chegou a anunciar aumento de 5,7% no diesel, mas suspendeu a alta por decisão do presidente Jair Bolsonaro, que pediu esclarecimentos à estatal.
No entanto, depois da reação negativa no mercado, ele manteve sua fala anterior dizendo que não iria interferir na política de preços do combustível.
A Petrobras reforçou que o preço médio do diesel ao consumidor no Brasil é 13% menor do que a média global, havendo 105 países com preços superiores aos brasileiros, segundo dados do site globalfuelprices.com.
O reajuste levou em consideração os mecanismos de proteção, através dos derivativos financeiros, e as variações de demais parcelas que compõem o Preço Paridade Internacional (PPI) com destaque para redução recente do frete marítimo.