Os momentos de maior sofrimento de Jesus Cristo foram relembrados nesta quarta-feira (17) por alunos do colégio Jesus Cristo Rei, em Cachoeiro de Itapemirim, em uma peça teatral com presença da maioria dos estudantes e professores.
A Via Sacra, que recorda a caminhada do Mestre até o calvário, trouxe à memória todo sofrimento vivido por Cristo, começando pela sua condenação, a humilhação, o percurso carregando a cruz e a crucificação.
“Nós somos uma escola católica e por isso vivenciamos com intensidade os momentos litúrgicos de nossa igreja. Essa é a semana que celebramos a instituição da eucaristia, a paixão, a morte de Cristo e depois celebramos a ressurreição no Domingo de Páscoa”, explicou a Irmã Ercy.
Ela ressalta que Jesus, antes de morrer, quis deixar sua presença eternizada no mundo por meio da eucaristia e, por isso, instituiu a ceia na quinta e sofreu a paixão e morte na sexta.
“E no sábado, à noite, no terceiro dia, ele ressuscitou e, então, trouxe a grande explosão de vida, vida nova, ressurgida, vida que não acaba, mas continua”, enfatizou Irmã Ercy.
Segundo a coordenadora pastoral do colégio, Jéssica Fundão Pinheiro, ao invés de 15 estações, a Via Sacra foi composta por 14 estações. É que a última, que relembra a ressurreição de Cristo, será comemorado com um lanche partilhado na próxima quinta-feira (25).
Quem vai guardar na memória a experiência de viver Jesus Cristo na peça teatral é o aluno do 8º ano MB, Dalton Medeiros Kaminski Nogueira, 13.
“Foi uma experiência nova. Nunca havia representado um papel tão importante e com todos os alunos acompanhando. É uma grande responsabilidade. Gostei muito”, disse.