qui 2/maio/2024 04:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Audiência pública lotou o Teatro Ivo Mameri, em Rio Novo do Sul. Foto: Julio Mariano

Moradores pedem câmeras e vigilância nas divisas com o Rio contra bandidos

Erika Santos

Moradores de Rio Novo do Sul e cidades vizinhas cobraram investimentos em tecnologia e vigilância nas divisas para coibir a entrada de drogas, armas e criminosos pelo Sul do Estado durante audiência pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, no Teatro Ivo Mameri.

Eles lotaram o espaço na noite de quarta-feira (21) para discutir como a criminalidade afeta os municípios de Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

A audiência foi presidida pelo deputado Danilo Bahiense (PSL), que é presidente da comissão na Assembleia. Além dele, participaram do encontro os parlamentares Emilio Mameri (anfitrião e proponente da reunião), Capitão Assumção, Coronel Quintino e Luciano Machado.

Leia mais: Comissão vai discutir segurança de Rio Novo do Sul

Os participantes cobraram mais policiamento, investimentos em tecnologia, como videomonitoramento, e criação de guardas municipais para reforçar o patrulhamento.

Em Rio Novo do Sul, cidade pela qual passa a BR 101, foi destacado que só há dois policiais militares para fazer a ronda de toda a cidade. Outro ponto discutido é que o morro de Santo Antônio, que só tem uma via de entrada e saída, se transformou em ponto perigoso e de tráfico de drogas.
“Não temos também patrulha rural”, lamentou o vereador Galão, de Rio Novo do Sul.

BR 101

Moradores de Rio Novo do Sul destacaram ainda que bandidos conseguem se deslocar muito fácil da BR 101 para a cidade, o que leva o município a ficar vulnerável. Eles cobraram aumento no número de policiais militares e civis para atender as ocorrências.

“As polícias e os bombeiros, na região, também têm, por exemplo, de atender ocorrências de acidentes e resgatar vítimas. Já fizemos a indicação para a ampliação do Samu 192 para a região Sul. E também indicamos, via Comissão de Segurança, o aproveitamento dos excedentes dos concursos das polícias”, disse Bahiense, que é delegado de polícia.

A instalação de câmeras de videomonitoramento foi um dos principais pleitos apresentados durante a discussão. Foi pedido que a comissão leve o tema ao conhecimento do governo do Estado.

O vice-prefeito de Iconha, Mauri Monteiro, disse os equipamentos seriam importantes para inibir a chegada de criminosos e prendê-los. Além disso, a soma tecnologia e patrulhamento rural também seria importante para evitar ataques de ladrões a lavouras cafeeiras, na opinião de Monteiro.

Guardas municipais

Os moradores também fizeram pedidos às prefeituras para que viabilizem a instalação de guardas civis municipais, preferencialmente armadas.

Em Marataízes, onde houve aumento de homicídios neste ano (de 1 no ano passado subiu para seis em 2019), foi destacado que a presença da guarda já ajudou a reduzir a quantidade de crimes contra o patrimônio no município e há pleitos para que ela esteja por completo armada. Mesmo cenário foi apresentado em Presidente Kennedy. Por lá também houve redução de roubos e furtos e, ainda, não ocorreu homicídio doloso na cidade.

O prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio, anunciou que está sendo criado na cidade um Gabinete de Gestão Integrada e um Conselho de Segurança, após receber orientações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), para melhorar a qualidade de vida e participação da sociedade no tema.

Divisas

Na audiência também foi relatada a precariedade no patrulhamento das divisas com o Rio de Janeiro, o que tem deixado a população de Presidente Kennedy assustada. Bahiense destacou que haverá uma indicação para repetição de endurecimento no policiamento, para evitar a chegada de criminosos que possam vir do estado fluminense.

Bahiense considerou produtivo o encontro. Segundo ele, as indicações serão encaminhadas às autoridades, ao Ministério Público, dentre outras instituições.

“Teatro lotado. A população expôs o que sentia. E já saímos daqui demandados para realizar uma audiência pública em Presidente Kennedy. Iremos até lá”, afirmou.

Homicídios em 2019

* Itapemirim: 6
* Marataízes: 6
* Piúma: 3
* Anchieta: 1
* Rio Novo do Sul: 1

Obs.: Não ocorreram homicídios em Presidente Kennedy, Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais