seg 6/maio/2024 23:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Fotos: Divulgação

Cachoeirense sobe ao pódio em prova de longa duração de kart

Camila Soares

No último fim de semana foi disputada no Kartódromo Internacional de Serra (ES) a prova de longa duração mais famosa do kart capixaba, as “150 Milhas de Kart – Troféu 25 Anos da Assepak”. Quem subiu ao pódio foi o cachoeirense Pedro Sá, de apenas 14 anos.

Com habilidade na pista, ele é atleta do projeto “Nosso Esporte” da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e terminou a corrida na 5ª colocação. Ao todo foram 265 voltas, cerca de 240 km de prova.

As equipes são formadas por 2 ou 3 pilotos que se revezam em um kart durante os 240 km e precisam fazer cinco paradas cronometradas de, no mínimo, 5 minutos para reabastecimento de combustível e troca de pneus, no estilo da famosa prova francesa das “24 Horas de Le Mans”.

A disputa contou com 11 equipes de pilotos do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O cachoeirense Pedro Sá, 14 anos, e seu parceiro, João Sartório, de 13 anos, formaram a única dupla de menores de idade da competição.

Treino

Antes mesmo da competição, durante os treinos livres, a dupla já percebeu problemas na aceleração do motor, precisando realizar a troca, pois de acordo com Pedro Sá, “o motor não anda na reta. Com ele não dá pra correr”, o que prejudicava os meninos na pista.

Os motores são de 13hp e iguais para todas as equipes. A Assepak disponibiliza 20 motores para serem sorteados entre as equipes e eles podem ser trocados até antes da tomada oficial de tempos. No warm-up (treino oficial), o novo motor estava melhor e o kart ficou competitivo.

O segundo drama da dupla foi durante a tomada oficial de tempo para o grid de largada. Essa etapa foi realizada por João Sartório, que teve problemas com os pneus e obteve a 10ª colocação, penúltima posição no grid de largada. “O pneu laranja é o mais duro do kart e com a pista fria foi difícil aquecê-lo”, disse João Sartório.

Largada

A largada foi no “estilo Le Mans”, em que os karts ficam ligados, os pilotos ficam fora e, dada a largada, correm para eles, entram e aceleram. Iniciada a prova, os meninos começaram a batalha contra pilotos adultos e mais experientes.

A estratégia adotada por Pedro e João era a de serem constantes no tempo de volta, pouparem pneus e não errarem na pilotagem e nas paradas cronometradas de 5 minutos. A dupla cumpriu à risca o plano estabelecido, chegando a ocupar a liderança da prova por três vezes.

Na segunda metade da prova, os garotos passaram a ser mais rápidos que a maioria das equipes e foram avançando na classificação. Faltando 50 voltas para terminar a prova, mantiveram a 5ª colocação, administrando a diferença de uma volta para o 6º colocado e terminaram a prova em 5° lugar, que os fez subir no pódio após 4 horas de corrida.

Ao receber a bandeirada na pista, Pedro Sá comemorou e, ao retornar para o Parque Fechado – onde é feita a fiscalização da pesagem final dos karts -, foi recebido pelo seu colega de equipe João Sartório e comemoraram a conquista inédita.

“Foi cansativo, mas conseguimos! Houve quem não acreditasse que conseguiríamos subir no pódio, pois eu e João corremos toda a temporada 2019 na categoria Sprinter Graduados, que usa motor 2 tempos (125cc) e pneus vermelhos (macios), e nunca fizemos uma corrida tão longa. Tudo foi novidade para nós e mesmo assim conseguimos o pódio”, comemorou Pedro Sá.

“Corremos entre grandes pilotos, mas sempre acreditei que eu e Pedro faríamos uma ótima dupla, pois em 2019 nós conseguimos fazer excelentes corridas entre os pilotos adultos. Ano que vem vamos repetir a dupla”, disse João Sartório.

Ao receber o troféu, Pedro Sá desabafou: “Por ser o único piloto nascido no Sul do Estado nesta corrida, estava um pouco tenso, pois estava representando a minha cidade, Cachoeiro de Itapemirim (onde nasceu), Rio Novo do Sul, cidade que me deu o título de cidadão honorário, todas as demais cidades do Sul e todos os amigos que torcem por mim. O troféu do João Sartório vai ficar na Serra, pois ele é de lá, mas o meu vai direto para o Sul. Ele é nosso! Estamos juntos!”.

Resultado

1° Equipe GS Sports 1
Pilotos: Ariel Varella e Lucas Behague

2° Equipe GTM Racing
Pilotos: Caio Cunha, Anderson Zoboli e Felipe Silvério

3° Equipe GS Sports 2
Pilotos: Gianfranco Sampogna e Ângelo Gabriel

4° Equipe P1 Racing
Pilotos: Victor Borghi e Júlio Augusto

5° Equipe GS Sports 3
Pilotos: Pedro Sá e João Sartório

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

obras-guandu-macrodrenagem-06-05-2024

Trânsito é liberado em parte da Linha Vermelha, no bairro Guandu

gravida-morta-es-482-06-05-2024

Polícia investiga atropelamento que matou grávida e bebê em Cachoeiro

bombeiros-06-05-2024

Segunda equipe de bombeiros do ES segue para ajudar vítimas de enchente no RS

busto newton-braga-11-05-23

Último dia de inscrições para escolha do Cachoeirense Ausente 2024

amigos-musica-violao-05-05-2024

Onde está seu amigo músico?

arvore-outono-folhas-05-05-2024

Existência

gato-livros-05-05-2024

Ninguém lê

Leia mais