A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) vai se juntar neste sábado (16) ao Clube Big Beatles numa live solidária, a partir das 17 horas. A transmissão, ao vivo, terá duas horas de música e solidariedade.
Na programação, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, em formato reduzido, o Clube Big Beatles e os convidados especiais Ivans Lins, Amaro Lima, Flávio Venturini, Andreas Kisser, André Prando e Edgard Scandurra, seguindo normas rígidas de distanciamento social e todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.
A realização é das Secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (Sedh), em parceria com o programa ES Solidário, do governo do Estado e da TV Educativa do Espírito Santo.
A live será transmitida pela internet nos canais oficiais do governo do Estado, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e do Clube Big Beatles. E na TV Aberta e a cabo pela TVE-ES, pelos canais 2.1 (aberta), 15 (Net) e 05 (RCA).
Durante as duas horas de transmissão, a live contará com apresentação de Edu Henning, a participação dos artistas, entidades e apoiadores, além da regência do maestro da Oses, Helder Trefzger.
Solidariedade
O objetivo da ação é arrecadar doações em dinheiro, serviços, cestas básicas, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades por conta do novo coronavírus (Covid-19), em especial artistas circenses, técnicos das artes e comunidades tradicionais, como as indígenas e quilombola.
Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a ação tem o potencial de impactar positivamente o setor cultural como um todo. “Contamos com a participação e a solidariedade de todos para que esta ação se multiplique e nossos artistas mais vulneráveis recebam mais ajudas. O setor cultural é um dos mais impactados pela pandemia, afetando muito nossos fazedores. Essa ação faz parte de um conjunto de ações e se soma a essa corrente de enfrentamento a esse momento tão difícil”, comenta o secretário.
Manifestações culturais
Para a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Nara Borgo, as diversas manifestações culturais têm sido extremamente importantes, principalmente neste momento de pandemia, porque, se temos que ficar em casa, que seja ouvindo uma boa música, lendo um bom livro,ou assistindo um bom filme.
Para a secretária, a parceria do ES Solidário com a Orquestra Sinfônica, que visa a levar alimentos, kits de higiene e doações, aliado à cultura e à música, é um movimento que demonstra empatia, afeto e respeito, levando cidadania às pessoas.
“É uma importante parceria, pois leva não só o alimento físico, mas também alimenta nosso coração e nossa cabeça, para que possamos passar por esse momento de uma forma menos difícil. É com certeza uma parceria que engrandece o povo capixaba”, afirma Nara Borgo.