seg 15/dezembro/2025 20:39
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mais de 500 gaiolas são destruídas pela Polícia Ambiental em Guaçuí

Todo o material destruído estava armazenado em um depósito na sede do 2º Pelotão. Ação foi em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Gaiolas destruídas em Guaçuí. Foto: Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental que atua na região do Caparaó realizou na manhã desta sexta-feira (5) a destruição de 540 gaiolas, além de vários tipos de armadilhas para captura de pássaros silvestres. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em frente à sede, na cidade de Guaçuí.

Todo o material destruído estava armazenado em um depósito na sede do 2º Pelotão, em consequência da apreensão de 636 pássaros silvestres da fauna brasileira ocorridas no período de um ano, com destaque para a apreensão de 321 coleiros, 128 trinca-ferros, 20 catataus e 8 papagaios da espécie chauá, sendo que as duas últimas espécies estão em risco de extinção.

Toda a ação foi filmada e fotografada, sendo que todo o material produzido será utilizado para o trabalho de educação ambiental nas escolas.

Policiais participaram da ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Polícia Ambiental

Segundo a Polícia Ambiental, os animais apreendidos passam por um longo e trabalhoso período de readaptação para que possam retornar à natureza. Nos últimos três anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí, o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), Iema e Ibama, foram devolvidos à natureza na região do Caparaó, mais de 500 animais silvestres.

Mais apreensões

Além das apreensões, os policiais registraram também neste mesmo período, o recolhimento por solicitação da população, de 31 mamíferos, 18 serpentes, 2 lagartos e 2 jabutis. Também foram apreendidas 15 armas de fogo, 106 munições, 53 armadilhas, 237m de rede de pesca e 37,3m de madeira nativa.

“As ações estão voltadas com foco para os crimes ambientais, mas durante as diligências seus policiais estão orientados e atentos a outros tipos de crimes, e que, a expressividade na apreensão dessas armas e munições, pode contribuir de maneira objetiva para diminuição de outros tipos de delitos. Esses dados são como uma prestação de contas de nossas principais ações nos últimos 12 meses”, disse o tenente Ailton Nunes, comandante da Polícia Ambiental na região do Caparaó.

O resíduo da destruição das gaiolas e armadilhas teve a destinação ambientalmente correta, sendo que as armadilhas e gaiolas de arame seguiram para reciclagem. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras de Guaçuí.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais