Um pinguim que estava se comportando de maneira estranha na Praia de Cidade Nova, perto do Quiosque Pato D’água, foi resgatado na tarde de segunda-feira (3) por guarda-vidas na orla de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo.
“A praia estava vazia, quando nós vimos o pinguim. Pensamos que fosse um pato marítimo. O animal saía da água, ficava na areia e depois retornava. Fazia isso toda hora”, comentou o guarda-vidas Jander Silva.
Ele e o colega de trabalho Everton Bahiense colocaram o pinguim em uma caixa e acionaram a equipe do CTA, que é responsável pelo monitoramento das praias.
Procurada pelo Dia a Dia ES, a bióloga e gestora de Projetos do CTA, Giovanna Cypriano Lage, explicou que o pinguim resgatado é um jovem animal da espécie Spheniscus magellanicus, mais conhecido como pinguim-de-magalhães.
Apesar de o animal não apresentar ferimentos externos, ele foi encaminhado para o Centro de Reabilitação para ser avaliado por veterinários. De acordo com Giovanna, este é o período da primeira migração de inverno dos pinguins que nasceram na Patagônia no último verão. “Eles vêm em busca de alimento (peixes)”, explicou.
Como proceder
O CTA é responsável técnico pelo Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campo e Espírito Santo da Petrobras, que abrange cerca de 750 km de praia, entre os municípios litorâneos de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo; e Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A orientação é que no caso de encontrar animal encalhado na praia, como mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivo ou morto, a pessoa deve acionar a Central de Emergências da Petrobras nos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ), que uma equipe será direcionada para o atendimento da ocorrência.