Na manhã desta quinta-feira (10), o carro da Defesa Civil de Castelo percorreu as ruas da cidade informando aos moradores o risco de enchente na área urbana e rural. Às 9h30, o sino da igreja católica tocou como forma de alerta para as pessoas que moram em área de risco.
De acordo com a Defesa Civil, chove muito no município desde a noite da última quarta-feira (9), e o rio Castelo, que corta o município, está acima do nível de alerta. A preocupação é com a chegada da água que desce dos municípios de Conceição do Castelo e Vargem Alta, aonde também chove bastante nas últimas 24 horas.
O carro da Defesa Civil do município percorreu a avenida Ministro Araripe, a principal de Castelo. Como há muito comércio na região, o intuito foi alertar os trabalhadores que saíram de suas casas logo cedo – quando ainda não havia risco de alagamento – para que tomem as medidas necessárias.
Há registro de queda de barreira na Rodovia ES 166, conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Castelo à Venda Nova do Imigrante, e queda de árvores em alguns pontos. A Defesa Civil do município já acionou o plano de contingência e segue orientando os moradores.