qui 2/maio/2024 20:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Trinca-ferro foi encaminhado ao Iema. Foto: Beto Barbosa

Ave silvestre é roubada, vendida e resgatada pela polícia de Mimoso do Sul

redacao
Redação Dia a Dia

A Polícia Militar de Mimoso do Sul prendeu na tarde de quinta-feira (7) um rapaz suspeito de ter pulado o muro de uma casa para roubar um trinca-ferro de 6 anos. Ele foi preso e confessou o crime. Já o dono da ave ficou sem o passarinho por se tratar de um animal silvestre e não ter registro em órgão ambiental competente.

A ave pertencia a um gerente comercial de 31 anos. Segundo ele, o ladrão entrou em sua casa, no bairro Itapoã, e roubou o pássaro, que estava numa gaiola pendurada na varanda. No momento da invasão, a mãe e a sobrinha dele estavam na residência.

“Um vizinho me ligou, avisando. O cara pulou o muro e entrou na minha casa pra roubar o pássaro. Tenho essa ave há cerca de 6 anos. Logo que soube, estive na minha casa e depois procurei uma viatura da Polícia Militar na rua. Os policiais fizeram buscas e conseguiram prender o rapaz”, contou o gerente comercial, que admitiu não ter o registro da ave silvestre junto aos órgãos ambientais.

Ave valorizada

O trinca-ferro é um pássaro altamente valorizado por criadores e também é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres. Para a criação em cativeiro é preciso autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ao ser preso, o rapaz disse à polícia que tinha vendido o passarinho por R$ 30 para um morador do bairro Morro da Palha. A polícia encontrou a ave na casa dessa pessoa, sem anilha, do lado de fora do imóvel. Os policiais só encontraram o suposto comprador minutos depois, perto do INSS. Ao ser questionado, disse que o rapaz havia trazido o trinca-ferro e pedido a ele para que guardasse, pois não tinha um lugar para deixá-lo.

O comprador da ave, o rapaz suspeito de roubo e o gerente comercial foram ouvidos na Delegacia de Mimoso do Sul e a ocorrência foi finalizada na Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Furto qualificado

De acordo com o delegado Rômulo Carvalho Neto, titular da Delegacia de Mimoso do Sul, o rapaz que roubou a ave foi autuado por furto qualificado mediante escalada e encaminhado ao presídio.

Já o morador que comprou o trinca-ferro vai responder por crime de receptação culposa. Ele assinou um termo de compromisso e foi liberado.

“Como a ave não tem registro, a vítima vai responder também a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática de crime ambiental, e a ave vai ser encaminhada ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para poder ser solta na natureza”, explicou o delegado.

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais