A primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 em Atílio Vivácqua, no Sul do Estado, recebeu nesta sexta-feira (5) a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com um misto de bom humor, gentileza e afeto. “Não repara, não. É casa de rico”, disse Avelina Leandro Borges, ao convidar a enfermeira Ana Carolina Calvi para entrar em sua residência, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Acompanhada da agente comunitária de saúde da unidade local, Adriana Ambrósio, Ana Carolina realizou a visita domiciliar para aplicar na moradora, de 92 anos, a dose inicial do imunizante Coronavac. Com isso, dona Avelina se tornou a primeira idosa do município a ser vacinada contra a Covid-19.
“Graças a Deus, é muito orgulho pra mim”, disse ela, que tomará a segunda dose nos próximos 21 dias.
Atílio Vivácqua recebeu, ao todo, 63 doses de vacina, para imunizar, nesta segunda fase, idosos acima de 90 anos.
“Eles podem aguardar para recebê-las em suas casas, pelos nossos enfermeiros de ESF. Estamos empenhados em vaciná-los o mais rápido possível”, afirma a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo.
Equipes
De acordo com ela, estão programadas seis equipes, que realizarão esse trabalho junto ao Setor de Imunização. Destas, quatro já iniciaram o serviço de vacinação com os idosos: além da ESF de Nossa Senhora Aparecida, as equipes do bairro Alto Niterói e, ainda, das localidades de Córrego da Fama e de Flecheiras.
“Estou emocionada em saber que, mesmo em meio a esse turbilhão de novos casos confirmados de coronavírus no país, estamos conseguindo imunizar nossos profissionais e agora, também, nossos idosos. O momento atual de enfrentamento à Covid-19 no município é muito positivo”, acrescenta Marcia, ao informar que 152 doses já foram aplicadas nos trabalhadores da rede de saúde atiliense.