A companhia Statkraft anunciou a instalação de sirenes sonoras em duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) situadas em Alegre, no Caparaó, e entre os municípios de Castelo e Conceição de Castelo, para alertar as comunidades em caso de um possível rompimento de barragem.
A empresa reforça, no entanto, que as duas PCHs – São João, entre Castelo e Conceição de Castelo e Francisco Gros, em Alegre – estão em condições normais de segurança e que não apresentam quaisquer riscos.
Ainda, segundo a companhia, as duas unidades são acompanhadas por equipes especializadas e monitoradas 24 horas por câmeras de vídeo e pelo centro de operações da empresa.
Na próxima semana serão realizados testes para avaliar se os equipamentos estão funcionando corretamente. Na PCH São João, o teste será na quarta-feira (16) e na PCH Francisco Gros, em Alegre, na quinta-feira (17).
Os alertas consistirão em testes sonoros curtos de poucos segundos, mas em volume alto. A implantação do sistema de alerta tem como objetivo, em uma situação de emergência, comunicar a população situada na chamada zona de autossalvamento (ZAS), da PCH.
Ao ouvir o sinal sonoro, as pessoas situadas nestas áreas poderão buscar abrigo em pontos de encontro que serão definidos em conjunto com a Defesa Civil Municipal, localizados fora da mancha de inundação.
Em janeiro de 2020, durante fortes chuvas que provocaram alagamentos no Sul, circularam em redes sociais informações sobre rompimento destas barragens, o que não ocorreu, mas deixou a população aflita.