A Câmara Municipal instituiu, por meio de duas leis publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (9), os dias do Detetive Particular e do Capelão Civil e Militar. Ambos os projetos são de autoria do vereador Ary Corrêa (Patriotas).
Com a lei de número 7881/2021 a o Dia do Detetive Particular passa a ser incluído no calendário oficial de eventos do município a ser celebrado no dia 26 de julho de cada ano. A proposta foi apresentada no dia 6 de abril e aprovada por unanimidade no dia 1º de junho pelos vereadores.
Em sua justificativa, Ary não expõe os motivos que o levaram a pleitear a criação da data, apenas fez uma explanação sobre as funções do detetive particular.
“Um detetive particular ou detetive privado é um tipo de detetive que é contratado por indivíduos ou grupos para realizar serviços de investigação e de advocacia. Geralmente trabalham com frequência para advogados em casos civis”, relatou o vereador em sua justificativa.
Capelão
Com relação ao Dia do Capelão Civil e Militar, o projeto foi protocolado no dia 15 de abril e aprovado por unanimidade no dia 1º de junho. A lei é de número 7882/2021. A data especial passa a ser celebrada no dia 21 de julho.
Neste projeto, o vereador justifica que pretende “institucionalizar justa e merecida homenagem aos responsáveis pela assistência espiritual em quartéis, escolas, presídios, hospitais, ou em comunidades que, por qualquer razão, se encontram isoladas da convivência social”.
Cabem aos serviços de capelania prestar assistência religiosa, espiritual e moral, programar, realizar e presidir atos de culto, além de zelar pela orientação cristã do trabalho e da convivência social.