Está em tramitação no Senado Federal sugestão legislativa que prevê a distribuição gratuita de absorventes nas unidades de saúde para pessoas em vulnerabilidade social e situação de rua. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos.
O curioso é que a sugestão veio da população, precisamente de uma menina de Pernambuco, que entrou no Portal e-Cidadania descrevendo a ideiam que foi acolhida pela senadora Zenaide Maia. O tema virou projeto de lei
Em Cachoeiro, esta é uma das pautas da União Cachoeirense de Mulheres (UCM), coletivo que luta pela garantia de igualdade e contra a violação de direitos femininos.
Yasmim Giro, coordenadora de Comunicação do coletivo, diz que a UCM está sempre atenta às questões que cerceiam os direitos das mulheres em sua diversidade.
Ela conta que após uma live com título “Para além do 8 de março”, foram colocados em pauta aspectos sobre a normatização dos papéis direcionados às mulheres na sociedade.
“Nós abordamos a pobreza menstrual e pensando nessa problemática, começamos a mobilizar campanhas em prol da arrecadação de absorventes higiênicos em parceria com o Rotary de Cachoeiro, quando entregamos absorventes em algumas unidades escolares da cidade”.
Segundo Yasmim, diversos coletivos lançaram campanhas paralelas com o mesmo objetivo, infelizmente não ao mesmo tempo, o que seria ideal para atender à demanda.
A coordenadora de Comunicação da UCM diz que ações continuarão sendo organizadas para que as mulheres sejam representadas em Cachoeiro, que hoje não possui nenhuma mulher eleita na câmara de vereadores.
“Atos simples, como indicações ao executivo para adicionar absorventes às cestas básicas distribuídas pelo CRAS, poderiam ser realizadas, porém, sem ter quem nos represente nessas instâncias de poder, o processo fica cada vez mais complicado”.