ter 30/abril/2024 07:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto em tramitação na Assembleia quer agressor de animais pagando tratamento

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Agressores de animais poderão ser obrigados a arcar com as despesas de resgate e tratamento dos bichos. É o que determina projeto em tramitação na Assembleia Legislativa. A medida acrescenta artigo 24-H à Lei Estadual 8.060/2005, conhecida como Código Estadual de Proteção aos Animais.

O autor da iniciativa, deputado Capitão Assumção, diz que as organizações não governamentais (ONGs) e entidades de proteção e cuidados com os animais dependem de doações para seu funcionamento, já que não recebem repasses de recursos públicos.

É por isso que ele propõe que os recursos a serem arrecadados sejam repassados para essas entidades, a fim de ajudar no suporte aos voluntários que realizam esse trabalho.

Segundo o deputado, todos os anos centenas de animais são abandonados ou maltratados por seus donos no Espírito Santo e que a única maneira para que tais crimes sejam evitados é o empenho da sociedade na denúncia, bem como as medidas administrativas, impedindo energicamente sua ocorrência.

A matéria foi encaminhada para as comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças. Caso seja aprovada e vire lei, a medida entrará em vigor na data de publicação da norma em diário oficial.

Outro deputado, Carlos Von também apresentou o PL 251/2021, com o mesmo objetivo. Por esta proposta, além de arcar com os custos com o tratamento do animal, o agressor é obrigado a ressarcir o Executivo estadual de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o total tratamento do animal.

Defesa animal

A Assembleia Legislativa conta com dois colegiados que atuam na defesa dos animais. Um deles é a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casos de agressão aos bichos. O colegiado é presidido pela deputada Janete de Sá (PMN) e recebe denúncias pelo e-mail [email protected].

Outro dispositivo é a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais, que debate políticas públicas voltadas para a preservação e proteção dos animais.

O contato com o colegiado, presidido pelo deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), pode ser feito pelos telefones (27) 3382-3683/3382-5209 e pelo e-mail [email protected].

aposentado-sml

Fim das buscas: aposentado de 75 anos morreu após escorregar e cair de pedra em Muqui

policia-jogos-video-game-29-04-2024

Aposentado utilizava videogames para atrair menores para exploração sexual no ES

jogos-escolares-29-04-2024

Confira quem são os campeões da Regional II dos Jogos Escolares do Espírito Santo

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria Top abre 150 vagas de emprego para futura unidade em Cachoeiro. Veja como se candidatar

caes-aeroporto-29-04-2024

Após morte de cão durante voo, tutores se manifestam em aeroporto

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

trator-agricola-29-04-2024

Incaper equipa Fazendas Experimentais com novas máquinas e caminhões

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

Leia mais