dom 14/dezembro/2025 19:53

sáb 13/dezembro/2025 13:51

Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

EDP forma primeira turma de eletricistas exclusivamente feminina

Foto: EDP

Trinta e duas mulheres se formaram nesta quarta-feira (1) na Escola de Eletricista da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo. A cerimônia foi realizada no SENAI da Serra.

A turma é exclusivamente feminina, e todas estão em processo de contratação por parte da Companhia e empresas parceiras.

Iniciativa pioneira no setor elétrico, a Escola de Eletricistas exclusiva para Mulheres faz parte da estratégia da Empresa para atingir a meta de 30% de mulheres no quadro geral e de 20% nas posições de liderança até 2022.

Em São Paulo, onde já formou três turmas, o curso ampliou em seis vezes o número de eletricistas do sexo feminino no quadro da Empresa naquele Estado.

O diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba, afirma que aa empresa tem muito orgulho de todas as mulheres que se inscreveram e participaram desta turma.

“Sabemos o quanto é difícil superar o preconceito e obstáculos que cercam algumas profissões. Estamos muito contentes em conseguir contratar 70% das concludentes. Esperamos que todas as que terminaram o curso consigam trilhar uma bela trajetória profissional”.

O curso
Com carga horária de aproximadamente 550 horas e cerca de três meses e meio de duração, a Escola de Eletricistas exclusiva para Mulheres foi gratuita e teve como foco a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição de energia.

Durante a formação, as alunas contaram com bolsa-auxílio, formação profissional completa e possibilidade de contratação. O programa foi pioneiro no setor elétrico e faz parte do compromisso da EDP com o desenvolvimento de ações para promover a igualdade de oportunidades entre gêneros.

Após a finalização do curso, as alunas receberam certificado chancelado pelo SENAI e permanecem no banco de talentos da Companhia, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.

A formação incluiu aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos.

As participantes aprenderam sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas
técnicas e de segurança.

Além da bolsa-auxílio, as alunas receberam material didático, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e lanche no local.

A capacitação é uma parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quando-o-vinho-acalma-o-tempo
Raquel Poleto Fonseca

Quando o vinho acalma o tempo

não-estou-morto-12-12-25
Escritoras Cachoeirenses - Mércia Souza

Não estou morto, senhora

bispo-dandara-violencia-mulheres-12-12-25
Escritoras Cachoeirenses - Dandara Dias

Ato nacional pelo fim da violência contra as mulheres

a-literatura-12-12-25
Escritoras Cachoeirenses - Vilma Gonçalves Ferreira

A literatura

ando-aprendendo-12-12-25
Escritoras Cachoeirenses - Mariana Avelar

Ando aprendendo

educacao-crianca

Acesso à educação infantil no Brasil é desigual e privilegia mais ricos

itapemirim-festival-beira-mar-de-teatro

Festival Beira-Mar de Teatro volta a Itapemirim com ampla programação

mega_sena

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 44 milhões neste sábado

Leia mais