Foto: EDP

EDP forma primeira turma de eletricistas exclusivamente feminina

EDP  forma primeira turma de eletricistas exclusivamente feminina
Redação Dia a Dia

Trinta e duas mulheres se formaram nesta quarta-feira (1) na Escola de Eletricista da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo. A cerimônia foi realizada no SENAI da Serra.

A turma é exclusivamente feminina, e todas estão em processo de contratação por parte da Companhia e empresas parceiras.

Iniciativa pioneira no setor elétrico, a Escola de Eletricistas exclusiva para Mulheres faz parte da estratégia da Empresa para atingir a meta de 30% de mulheres no quadro geral e de 20% nas posições de liderança até 2022.

Em São Paulo, onde já formou três turmas, o curso ampliou em seis vezes o número de eletricistas do sexo feminino no quadro da Empresa naquele Estado.

O diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba, afirma que aa empresa tem muito orgulho de todas as mulheres que se inscreveram e participaram desta turma.

“Sabemos o quanto é difícil superar o preconceito e obstáculos que cercam algumas profissões. Estamos muito contentes em conseguir contratar 70% das concludentes. Esperamos que todas as que terminaram o curso consigam trilhar uma bela trajetória profissional”.

O curso
Com carga horária de aproximadamente 550 horas e cerca de três meses e meio de duração, a Escola de Eletricistas exclusiva para Mulheres foi gratuita e teve como foco a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição de energia.

Durante a formação, as alunas contaram com bolsa-auxílio, formação profissional completa e possibilidade de contratação. O programa foi pioneiro no setor elétrico e faz parte do compromisso da EDP com o desenvolvimento de ações para promover a igualdade de oportunidades entre gêneros.

Após a finalização do curso, as alunas receberam certificado chancelado pelo SENAI e permanecem no banco de talentos da Companhia, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.

A formação incluiu aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos.

As participantes aprenderam sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas
técnicas e de segurança.

Além da bolsa-auxílio, as alunas receberam material didático, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e lanche no local.

A capacitação é uma parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias