ter 7/maio/2024 01:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Marcelo Camargo/ABR

Beneficiários do INSS não precisam mais fazer prova de vida presencialmente

redacao
Redação Dia a Dia

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, anunciou nesta quarta-feira (2) que cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não terão que fazer mais a prova de vida presencialmente.

O presidente informou que agora a prova de vida será feita pelo próprio governo, que consultará bases de dados públicas e privadas para saber se a pessoa está viva.

Ele diz que a partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, que consultará todas as bases de todos os órgãos do governo.

A nova regra entrará em vigor depois de publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (3). “Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, explicou Oliveira sobre o procedimento, que tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios.

Segundo ele, para viabilização desta mudança, entre as bases de dados que serão consultadas estão a da renovação da carteira de identidade, do passaporte e a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de votação.

No caso de não serem encontrados movimento do cidadão em uma dessas bases, o presidente destaca que mesmo assim o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida.

Isso porque o INSS encontrará meios, a partir de parcerias, para que essa entidade parceira vá à residência e faça a captura biométrica na porta do segurado”, garantiu o presidente do INSS.

O INSS informa que tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias. “Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso”, informou o governo.

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

obras-guandu-macrodrenagem-06-05-2024

Trânsito é liberado em parte da Linha Vermelha, no bairro Guandu

gravida-morta-es-482-06-05-2024

Polícia investiga atropelamento que matou grávida e bebê em Cachoeiro

bombeiros-06-05-2024

Segunda equipe de bombeiros do ES segue para ajudar vítimas de enchente no RS

busto newton-braga-11-05-23

Último dia de inscrições para escolha do Cachoeirense Ausente 2024

amigos-musica-violao-05-05-2024

Onde está seu amigo músico?

arvore-outono-folhas-05-05-2024

Existência

gato-livros-05-05-2024

Ninguém lê

Leia mais