seg 29/abril/2024 07:02
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Obras começam no Palácio Bernardino Monteiro, que vai virar um centro cultural

redacao
Redação Dia a Dia

Foram iniciados, em Cachoeiro, os trabalhos para restauro do Palácio Bernardino Monteiro, um dos principais patrimônios arquitetônicos do município. Localizado na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade, o prédio centenário vai deixar de ser a sede do governo municipal para se tornar um novo centro cultural, após a obra.

A reforma completa do edifício é fruto de convênio entre a Prefeitura e o governo estadual. O investimento é de R$ 2.186.493,31 e a previsão para conclusão das intervenções é de 570 dias.

A obra vai resgatar e preservar elementos arquitetônicos originais da edificação, que foi inaugurada em 1913 e abrigou, por muitos anos, o Grupo Escolar “Bernardino Monteiro”, uma das instituições de ensino mais importantes na história do Espírito Santo.

Por isso, será demolido todo o anexo construído no afastamento de fundos do bem, que o descaracteriza. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, todo o madeiramento e telhas serão substituídos por peças novas, um sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico será implantado, assim como recursos para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos dois pavimentos do imóvel. As cores das janelas, portas e fachadas serão similares às atuais.

A proposta das secretarias de Cultura do estado e do município é que o Palácio Bernardino Monteiro seja um espaço multifuncional de referência no Sul do Estado, que amplie o acesso aos bens culturais, propicie o desenvolvimento de atividades e eventos, abrigue exposições e que fomente a economia criativa na região.

“Esta é uma ação sonhada há muitos anos pelos amantes da cultura cachoeirense. O Palácio Bernardino Monteiro é um local nobre, central, bem propício para ser abrigar uma convergência de instituições culturais e atividades artísticas. Também é mais alto, em relação ao nível das cheias do Itapemirim, motivo pelo qual a Biblioteca Pública Municipal encontrará lá um local mais protegido e acessível. Cachoeiro merece”, frisa a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais