qui 21/novembro/2024 21:22
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto Territórios Sagrados faz exposição fotográfica no Salão Levino Fanzeres

redacao
Redação Dia a Dia

O Projeto Territórios Sagrados, realizado através de edital Funcultura da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado, fará uma exposição fotográfica no Salão Levino Fanzeres na próxima segunda-feira (18).

A exposição fica em exibição até o dia cinco de agosto. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, de segunda a sexta. A classificação é livre e a entrada franca.

A exposição apresenta um recorte do universo das culturas populares e tradicionais e exibirá fotografias e elementos típicos de povos tradicionais de matriz africana, que compõem o projeto Territórios Sagrados.

O objetivo do projeto é pesquisar e mapear espaços destinados a celebração da cultura afro-brasileira no município, traçando um panorama étnico socioeconômico através do levantamento de dados, geração de indicadores, e promovendo a geração de acervo coletivo.

Thatiane Cardoso, proponente do projeto, destaca que a pesquisa e o mapeamento são dedicados a valorização dos locais e seus representantes, que protagonizam este projeto, incentivando o respeito à diversidade
da população de Cachoeiro.

“Nosso desejo é que o que foi realizado aqui contribua para a perpetuação de uma cultura de paz”, enfatiza. Ela diz que considera o projeto muito importante pra nossa religião, pra nossa fé, nossa crença porque vai mostrar de várias formas nas fotos vários gestos de amor e de cuidado”, comenta Alda, Yia Lode de Ayra e mãe ekedi (cuidadora de um dos espaços visitados).

Além da exposição, o projeto lançará um site contendo registros de visitas realizadas, informações sobre os espaços e um formulário para que outros e novos locais, grupos, coletivos e comunidades tradicionais de matriz africana de Cachoeiro possam se cadastrar e integrar a plataforma.

Sarah Dalvi, produtora, diz que o público pode esperar por uma experiência visual e sensorial, de aproximação e demonstração de fé, tradição e cultura de uma significativa parcela dos povos de terreiro do município.

A fotógrafa Natássya Carvalho pontua que é um sonho a oportunidade de acessar e se envolver com as cores, sabores e saberes de antepassados, transmitidos de geração a geração. “A adaptação cultural ao
presente revela a resiliência e a força das raízes afro”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-sao-mateus-20-11-2024

Governador autoriza construção de contorno em São Mateus

banestes-jeronimo-monteiro-20-11-2024

Bandidos fazem buraco na parede e invadem banco em Jerônimo Monteiro

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

Leia mais
plugins premium WordPress