sex 1/março/2024 10:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto Freepik

Acesso à vacina da dengue prioriza crianças e adolescentes

redacao
Redação Dia a Dia

A partir deste mês, a vacina contra a dengue será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, segundo informações do Ministério da Saúde.

O público este ano é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A infectologista Ana Carolina D’Ettorres ressalta a importância da vacina, que protege contra todas as formas de dengue, mas principalmente das formas graves, diminuindo a incidência de hospitalizações e óbitos.

“No Brasil a indicação é para a população de 4 a 60 anos. Não está indicada a aplicação em imunossuprimidos e gestantes por ser uma vacina de vírus vivo atenuado”.

Municípios selecionados

Em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios – o Ministério da Saúde estabeleceu os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios que apresentem alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

No Espírito Santo os municípios que receberão a vacina são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público.

moto_clonada

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

crack

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

moto_cachoeiro

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Casteglione

PT lança Casteglione pré-candidato de Cachoeiro nesta sexta-feira

RampadoMirante_VargemAlta (1)

Aprovado projeto sobre rampa de voo livre entre Cachoeiro e Vargem Alta

2º Prêmio da Música Capixaba - crédito_Amanda Miranda (2)

3º Prêmio da Música Capixaba: inscrições só até hoje

Veraldino_Marinho

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

PRF

PRF faz sequência de prisões e apreensões em quatro cidades do ES

Leia mais