O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas no Espírito Santo, válido entre as 10h desta quinta-feira (20) e as 10h de sexta-feira (21). A previsão indica acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h.
Diante desse cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A recomendação das autoridades é para que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, aparelhos elétricos devem ser desligados para evitar danos causados por descargas elétricas.
Em Cachoeiro, o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, João Antônio Daroz, orienta: “O rio não deve encher muito, mas cada um deve ficar atento ao lugar em que está, pois pode ser que ali haja possibilidade de um desmoronamento de um muro, já instável, ou de um rolamento de pedra. O importante é analisar o momento e procurar ajuda, se necessário”.
Para mais informações e emergências, os órgãos competentes são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).